Celebridades e políticos lamentam morte de estrela do vôlei brasileiro
Ela foi acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), uma condição rara
Escute essa reportagem
Fãs e famosos prestaram homenagens nesta quarta-feira (16) à ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, que morreu aos 62 anos.
Considerada um ícone do vôlei brasileiro, ela fazia parte do grupo de esporte da transição de Lula (PT), presidente eleito.A ex-atleta Ana Moser, 54, também integrante da equipe de transição, lamentou a morte da jogadora em seu perfil do Twitter.
"Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto", escreveu. "Que mulher espetacular. Que partida precoce", escreveu ator Gregório Duvivier, 36.
O perfil oficial do Flamengo, clube que revelou a atleta, também lamentou sua morte. "Uma das maiores referências do vôlei nacional. Formada na base do clube, Isabel deu os primeiros passos na Seleção Brasileira enquanto vestia o Manto e foi bicampeã nacional pelo Rubro-Negro."
Lula também homenageou a atleta. "Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino."
Ela foi acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), uma condição rara. A ex-ponteira chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A morte foi confirmada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), e pela sua assessoria, que emitiu um comunicado oficial. Na mensagem, anuncia que a família não irá se pronunciar neste momento.
Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro e fez história no vôlei. Ela se tornou a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, em 1980.
Ela atuou nas olimpíadas de Moscou, em 1980, e Los Angeles, em 1984. Em 2016, no Rio, foi um dos nomes que carregou a tocha olímpica.
Após encerrar a carreira nas quadras, ela passou a atuar no vôlei de praia, ao lado de Jackie Silva. Isabel deixa cinco filhos: Maria Clara Salgado, Pedro Solberg, Carol Solberg, todos atletas, além de Pilar e Alison -que adotou em 2015.Twitter Ana Moser
Comentários