Atriz desabafa sobre a dor de mãe injustiçada
A atriz Juliana Schalch conta, ao AT2, como tem sido viver personagem que foi presa por crime que não cometeu
Escute essa reportagem
Para dar vida a um personagem, tem ator que faz de tudo: engorda, emagrece, raspa os cabelos, aprende um ofício. Já a atriz Juliana Schalch precisou fazer um exercício psicológico: se imaginar sendo presa injustamente, deixando uma filha pequena para trás.
“Senti uma dor muito forte no peito. Um buraco. Eu entendo toda a mágoa dela”, contou a intérprete de Mariana, mãe de Julieta (Vittória Seixas) na novela infantojuvenil “A Infância de Romeu e Julieta”, exibida pela TV Tribuna/SBT.
Na trama, Mariana foi para a cadeia quando Julieta tinha apenas 1 ano de idade, acusada pela família Monteiro de um crime que não cometeu.
Após ficar três anos presa, ela guardou um enorme rancor. Para enterrar essas memórias, Mariana se dedica ao trabalho.
Na vida real, Juliana, 38 anos, é mãe do pequeno Martim, de 2 anos. Ela conta que ser mãe também ajudou bastante a compor a Mariana. “Eu ter me tornado mãe antes de fazer esse teste foi uma coisa que mudou muito a minha pessoa e a sensibilidade que eu tenho em cena”, explicou.
“Hoje, eu tenho uma sensibilidade para chorar que antes eu não tinha, eu precisava me concentrar muito e estar muito dentro da cena, mas hoje eu me comovo muito mais facilmente. Virar mãe muda tudo, é difícil colocar em palavras”, ressaltou.
Juliana contou que se comoveu muito com a história de sua personagem em “A Infância de Romeu e Julieta”.
“Mariana foi presa justamente quando a Julieta tinha por volta de 1 ano e meio, quase a idade do Martim. Eu não posso imaginar estar sem o meu filho nesse momento. A cada semana, é uma surpresa, porque ele evolui mais. É muito bom estar acompanhando esse momento de vida dele. Entendo essa falta que ela sente de não ter vivido essa etapa da vida”, observou.
E quem vê Juliana na pele da sofrida mãe nem deve se lembrar que ela interpretou a Luna na série “O Negócio”, da HBO, que foi exibida em mais de 50 países da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos.
Luna é uma das quatro garotas de programa de luxo que, juntas, aplicaram táticas de marketing ao trabalho e conquistaram um espaço maior, criando a própria empresa. “Cada personagem traz dificuldades diferentes, não sei dizer qual o mais difícil”, explicou a atriz sobre Luna e Mariana.
Juliana Schalch, atriz: “Mal-entendido a impediu de viver”
AT2 - Sua personagem em “A Infância de Romeu e Julieta” foi presa injustamente no passado. Consegue passar por sua cabeça uma coisa dessas acontecendo com você? Imagina como reagiria?
Juliana Schalch - "A história da Mariana me comove muito! Um grande mal-entendido a impediu de viver um dos momentos mais lindos do crescimento da Julieta. Para compor a personagem, eu fiz esse exercício de me ver nessa situação e senti uma dor muito forte no peito. Um buraco. Eu entendo toda a mágoa dela."
- Como está sendo interpretar a mãe da protagonista da trama?
"Está sendo lindo! Um grande aprendizado. É uma grande responsabilidade estar junto desses adolescentes na gravação, porque, de alguma forma, eles estão aprendendo com a gente, e isso causa um impacto na forma como nos posicionamos nesse trabalho. Está sendo muito boa e prazerosa essa troca!"
- Como é sua relação com a Vittória Seixas?
"A gente se dá muito bem. Considero ela minha filha, fico brincando disso com a mãe dela. É muito bom gravar com a Vittória, ela é muito esperta e inteligente emocionalmente, rápida para gravar e decorar o texto. Vai muito longe!"
- Se você tivesse uma filha na idade dela, como acredita que seria a relação de vocês?
"Esperaria que fosse um pouco melhor do que a relação da Mariana com a Julieta. (Risos) Por conta da prisão, a Mariana ficou traumatizada e não conseguiu, por muito tempo, se aproximar da filha. Ao longo da novela, a gente acompanha ela tentando refazer essa conexão. Eu desejo que não haja essa lacuna entre eu e meu filho."
- O fato de você ser mãe ajudou na hora de compor a personagem?
"Com certeza! Martim estava com a idade que a Julieta tinha quando a Mariana foi presa, e isso mexeu muito comigo. Se tirassem o Martim de mim naquele momento, eu não sei o que seria de mim."
- Como é o clima das gravações? É fácil contracenar com crianças?
"É maravilhoso! As crianças são incríveis, trazem leveza para os bastidores e para o set, vêm cheias de energia, carinho e muita alegria pelo que estão fazendo. Estou apaixonada!"
- Você interpretou uma garota de programa na série “O Negócio”. Foi difícil? Para você, qual papel é mais difícil: uma prostituta ou uma mãe de família?
"Cada personagem traz dificuldades diferentes, não sei dizer qual o mais difícil. Talvez a exposição em “O Negócio”, talvez a braveza da Mariana… Foram personagens que me ensinaram muito, que trouxeram muito crescimento para minha vida e para minha carreira. Sou muito grata a ambas."
- Qual é a personagem dos sonhos?
"Eu gosto de contar histórias. Então, não tenho exatamente uma personagem dos sonhos. Ainda não fiz uma vilã, gostaria de experimentar esse gostinho. Também queria me aventurar mais na comédia."
- E qual personagem nunca faria?
"Acho que já estou muito velha para fazer a Julieta. (Risos)"
Comentários