X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Famosos

Astro de Thor revela que tem predisposição para o Alzheimer

Hemsworth contou que descobriu que tem chances de ter a doença após uma bateria de testes genéticos


Ouvir

Escute essa reportagem

O ator australiano Chris Hemsworth, 39, astro de Thor, revelou à revista Elle que tem predisposição para no futuro desenvolver Alzheimer - doença degenerativa que causa deterioração dos sistemas cognitivo e neurológico.

Hemsworth contou que descobriu que tem chances de ter a doença após uma bateria de testes genéticos durante o Limitless, sua nova série documental para a National Geografic.

No programa, ele falou que a descoberta foi: "meu maior medo". O ator recebeu a análise de seu DNA que constatou que ele tem duas cópias do gene APOE4 - do pai e da mãe - cujos estudos associam a um risco maior de desenvolver Alzheimer.

Uma em cada quatro pessoas carrega uma única cópia do gene, mas apenas 2 a 3% da população possui ambos, de acordo com um estudo de 2021 do National Institutes of Health. Ele disse à publicação que o diagnóstico é um motivo de preocupação para o futuro e que a dupla ocorrência do gene o coloca em uma categoria maior de desenvolver a doença degenerativa.

"Minha preocupação era que eu simplesmente não queria manipulá-lo e dramatizá-lo demais, e transformá-lo em algum tipo de empatia piegas, ou qualquer outra coisa, para entretenimento", disse Hemsworth.

"Não é como se eu tivesse recebido minha demissão." O ator falou ainda que encarou a descoberta da predisposição genética para a doença como um benção para poder começar a tomar medidas para gerenciar o risco, manter a saúde física e mental e quem sabe conseguir evitar o desenvolvimento do Alzheimer pelo maior tempo possível. Ele ainda brincou com o repórter: "[Sempre que esqueço algo] é a minha desculpa agora."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: