Advogada deixa tribunal para ser atriz: “Acredito muito no poder dos nossos sonhos”
Em entrevista ao AT2, Isa Salmen fala sobre a decisão de trocar os tribunais pela carreira de atriz, a luta no exterior e Fábio Assunção
Escute essa reportagem
A atriz Isa Salmen tem 32 anos e uma história de fazer inveja: fala cinco línguas, estudou na New York Film Academy, em Nova Iorque, já fez leitura dramática com o icônico Javier Bardem na Espanha, é também advogada e ainda namora o galã Fábio Assunção, 52.
O sucesso que tem feito no audiovisual comprova que largar a carreira na advocacia foi uma decisão acertada.
“Para mim, nunca existiu um plano B, sempre foi só o plano A. Se meu sonho não tivesse dado certo, eu ia dar um jeito de fazer dar. Eu acredito muito no poder dos nossos sonhos, nós somos nossos maiores heróis, eles existem justamente para serem realizados”, disse em entrevista ao AT2.
E, se ganhasse o Oscar um dia, Isa já teria seu discurso pronto: “Já dizia Fernando Pessoa: ‘Nós somos do tamanho dos nossos sonhos, se permita sonhar e, a cada passo, conquistar!’”.
Recentemente, o talento da atriz pôde ser conferido na novela “Fuzuê”, em que ela interpretou a esperta garota de programa Sandrinha, comparsa em um roubo de dinheiro. Apesar da personagem não ser totalmente uma vilã, fazia tudo para se dar bem.
“Eu prefiro seguir acreditando que os meios justificam os fins, e não o contrário. Para se dar bem na vida, você precisa ter caráter e valores. E, se você tem caráter e valores, sabe bem que não vale tudo. Não vale passar por cima de outras pessoas, não vale ferir os seus valores e os valores de outras pessoas para conseguir alcançar algum objetivo”, observou.
Isa aponta que a coisa mais valiosa que tem na vida é a educação que seus pais lhe deram.
“E também as raízes, o berço. Esse berço nada tem a ver com dinheiro, tem a ver com índole, integridade, probidade, honradez. Fama, dinheiro, tudo isso vai embora, mas caráter, isso ninguém nunca pode tirar de você!”. Alguém aí pode negar que essa garota vai longe?
“Ainda rola muito preconceito”
AT2- Como foi sua trajetória em Nova Iorque?
Isa Salmen- Eu fui estudar em Nova Iorque para aperfeiçoar meu trabalho como atriz. Existem cursos incríveis de atuação por lá. Eu fiz o Lee Strasberg, que foi um dos pupilos de Stanislavski, aprendi muito! Também fiz uma especialização em Film Making, na New York Film Academy, que é uma escola consagrada lá também.
É difícil ser uma atriz brasileira nos EUA?
Sim, como latina, ainda rola muito preconceito. Meu inglês é fluentíssimo, mas não é nativo. Sempre vou ser estrangeira. Mas, hoje em dia, isso mudou muito, o mercado americano se abriu para receber os latinos. Isso é incrível!
Você saiu do interior de São Paulo para o Rio de Janeiro. Passou por algum perrengue?
Eu saí de casa com 16 anos, fui fazer intercâmbio fora, High School, e depois fiz Direito na PUC-SP, me formei, passei na OAB, sou advogada. Só depois eu me mudei para o Rio, para seguir o sonho de ser atriz.
Passei por perrengues porque não conhecia absolutamente ninguém aqui, então tive que começar do zero. Não conhecia ninguém na área artística também.
Mas, graças a Deus, sou muito comunicativa, muito abençoada, sou cercada por verdadeiros anjos, que foram cruzando meu caminho. Hoje, eu brinco que posso concorrer para vereadora aqui no Rio. (Risos) Conheço todo mundo, tenho grandes e bons amigos, criei uma família e rede de apoio aqui!
Você fala cinco línguas. Esse “detalhe” te favorece na carreira?
Eu espero que sim! Eu sempre amei línguas, viajar pelo mundo! Eu sempre quis e quero conhecer povos novos, novas culturas. A gente não vive numa bolha…
Eu estudei e me dediquei muito. O fato de poder atuar em outras línguas e dar vida a personagens múltiplas, eu acho que é um fator facilitador! Eu posso trabalhar em qualquer lugar do mundo e essa é a minha ideia: quero ser uma atriz sem fronteiras.
Como foi contracenar com Fábio Assunção na série “Fim”?
Trabalhar com o Fábio não só reforçou a opinião que eu tinha sobre o trabalho dele - genial, para mim o maior da sua geração! - como também aprendi muito!
Ele é extremamente generoso e profissional! A série foi um trabalho incrível!
O que ela diz
Amor
“Para conquistar meu coração, primeiro ele precisa estar vago. No momento, já está conquistado. (Risos) Deve ter caráter primeiramente, lealdade, honradez, sensibilidade, respeito, honestidade. Isso é o básico, né?”.
“Coração é sábio”
“Não tem como conquistar um coração sem admiração, certo? Valores. Tem uma lista grande, sou exigente e temos que ser! (Risos) Nosso grande amor somos nós mesmos, em primeiro lugar! Mas o coração é sábio, ele sabe onde fincar raízes”.
“Fuzuê”
“Eu tive duas preparadoras incríveis em 'Fuzuê', que me ajudaram bastante: a Lavinia Bizzotto e a Débora Costa. Eu peguei algumas referências, como Julia Roberts em 'Pretty Woman', mas acho que a Sandrinha tem uma assinatura própria, ela tem a história dela, então tentamos construir o arco da personagem em cima disso!”
Espanha
“Eu trabalhei e estudei na Espanha com o Juan Carlos Corazza, mestre do incrível Javier Bardem. Inclusive, realizamos uma leitura dramática lá juntos, o que foi uma surpresa e uma honra para mim”.
Internacional
“Com certeza, penso em voltar para os Estados Unidos! EUA, Portugal, Espanha e Itália... Sou cidadã italiana e quero muito trabalhar por lá! Tenho amigos diretores em Portugal e já recebi convites, estou só esperando terminar meus trabalhos aqui no Brasil para também ir pra fora”.
Comentários