X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Fabiana Justus explica inchaço após ter reação ao transplante de medula


Ouvir

Escute essa reportagem

Um ano após passar por um transplante de medula óssea no tratamento contra a leucemia, Fabiana Justus, de 38 anos, atualizou sobre seu estado de saúde aos seus seguidores do Instagram. A influenciadora, que é filha do empresário Roberto Justus, contou que está lidando com uma reação comum nesse tipo de procedimento: a GVHD, sigla para doença do enxerto contra o hospedeiro.

"É como se fosse assim: a medula ataca partes do corpo do receptor, porque ela entra no corpo e não reconhece onde está, por mais compatível que seja", explicou. Apesar de a medula do doador ser 100% compatível com a dela, esse tipo de resposta do organismo é considerada esperada por médicos, segundo a própria Fabiana.

Para controlar a GVHD, ela precisou iniciar um tratamento à base de corticoides - o que trouxe novos desafios. "São doses altas, e o corpo sente de várias maneiras", contou. Um dos efeitos colaterais mais temidos por ela é o risco de desenvolver diabetes, além do inchaço, o que a motivou a intensificar sua rotina focada em bem-estar.

Desde então, ela eliminou o açúcar da alimentação, reduziu os carboidratos e intensificou a prática de exercícios físicos. "Comecei uma dieta cetogênica. Estou fazendo muito exercício. Tudo isso pra tentar minimizar os efeitos do remédio", disse.

Mesmo com os cuidados, Fabiana relatou inchaço, especialmente na região abdominal, e um aumento de peso. "Inchei uns 2 quilos. Não tem muito o que fazer. Imagina se eu não estivesse fazendo nada e me controlando? A gente sempre tem que dar o nosso melhor", desabafou.

Atualmente, ela está na fase de desmame lento do corticoide e segue em acompanhamento médico constante. Apesar dos desconfortos, Fabiana ressaltou que se sente bem e com a GVHD controlada. "Importante é que estou bem!", afirmou.

Ao fim do desabafo, ela ainda compartilhou com bom humor que foi treinar após a conversa com os seguidores. "Fazendo o máximo pro corticoide não diminuir os músculos que eu luto tanto pra conquistar (risos)", brincou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: