X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Executivas negras lançam videocast para inspirar novas gerações; veja como assistir


Ouvir

Escute essa reportagem

Quatro executivas negras discutem os desafios do mercado de trabalho e compartilham suas histórias de vida e de sucesso para inspirar e se conectar com outras mulheres, criando novas referências sobre liderança. Essa é uma forma de resumir os objetivos do videocast Líderes Brasileiras: O Negócio Delas, lançado nesta quinta-feira, 25. Mas a iniciativa vai além.

A partir de oito episódios disponíveis no YouTube e em plataformas de streaming de áudio (Spotify, Dezeer) a partir do dia 31, o videocast conduzido por Samantha Almeida, Viviane Duarte, Raquel Virginia e Helena Bertho compartilha conhecimentos profissionais e pessoais para que outras mulheres, especialmente as negras, conquistem seus espaços no mercado de trabalho. É uma iniciativa de empoderamento feminino e representatividade. Elas foram as primeiras em várias ações, mas certamente muitas outras virão.

A data de lançamento do videocast é emblemática para mulheres negras - hoje é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. As mulheres negras compõem a maior parte da população brasileira: são 60 milhões (28,5% do total), segundo o IBGE. E também o maior grupo em idade ativa no país: 48,3 milhões (28,4%). Por outro lado, representam 3% dos líderes nas empresas, segundo levantamento da consultoria Gestão Kairós.

O projeto procura se aproximar de mulheres que estão buscando referências no mundo corporativo e desenvolvimento profissional. O primeiro episódio, intitulado "Socorro, virei chefe!", contará com a participação da publicitária Raphaela Martins como convidada especial. O segundo episódio traz o tema "Relacionamentos, vida pessoal e alta performance profissional, essa conta fecha para mulheres?".

"Não tenham expectativas de fórmulas prontas ou aprendizados definitivos. Tudo dito ali é flexível, está em transformação e constante aprendizado. É uma conversa para inspirar e fazer companhia, não para gerar mais demandas ou frustrações", afirma Samantha Almeida, vencedora do Caboré de Inovação, o Oscar da publicidade, e uma das 100 afrodescendentes mais influentes pelo MIPAD, organização parceira da Organização das Nações Unidas (ONU) e African Union.

"A gente está propondo para o mercado um novo olhar no mundo dos negócios a partir da perspectiva de mulheres negras", afirma a empresária e artista Raquel Virginia, primeira mulher transgênero indicada duas vezes ao Grammy Latino. "É possível que mulheres negras, líderes, possam enxergar oportunidades de negócio, de modelos de negócio e que isso seja impactante no mercado".

Como o próprio nome indica, videocast segue o formato dos podcasts, mas é um conteúdo em vídeo. "O consumo de podcast em 2014 e 2004 cresce 450% no Brasil. Mas a escolha do vídeo é simbólica. Só as vozes não entregariam o que precisamos entregar. Somos mulheres negras com interseccionalidade e potencial. O convite é para uma conversa, então nada faz mais sentido do que estarmos juntos numa sala", explica Helena Bertho, executiva das áreas de Comunicação e Inovação, vencedora do Prêmio Caboré (2022), Troféu Mulher Imprensa (2023) e também reconhecida pelo MIPAD.

A discussão vai além da temática racial e abrange a criação de modelos de liderança mais diversos, como explica Samantha Almeida. "Existe ainda um grande paradigma de quem são os líderes do mundo nos negócios. Um estereótipo cruel e limitador que faz muitas mulheres como nós acreditarem que não pertencem a esses espaços. Nossa jornada não foi, e não é, como nos filmes e livros sobre negócios. Pode ser que (isso) fale com outras pessoas que, assim como a gente, está tentando ser dona da própria história".

Uma das consultoras pioneiras nas áreas de diversidade e equidade de gênero, Viviane Duarte afirma que o objetivo é criar uma rede de apoio para o desenvolvimento profissional. O projeto incluirá encontros em eventos interativos e programas de mentoria.

"Cada episódio trará não apenas nossas histórias pessoais, mas também insights valiosos. Tenho mais de 15 anos de experiência no cenário corporativo e acredito muito na importância de construir uma rede de apoio e troca de conhecimentos para conquistar os espaços que queremos e criar uma trajetória única, mas de muito sucesso e conquistas. É o que chamo de tirar os planos do papel", diz a executiva.

* Este conteúdo foi produzido em parceria com o coletivo Líderes Brasileiras, plataforma de empoderamento profissional feminino centrado nas histórias de mulheres negras de destaque em suas áreas de atuação.

SERVIÇO

Videocast: Líderes brasileiras

Canal do YouTube: https://youtube.com/@lideresbrasileiras?si=lVcT14RIb0pQSYJR

Primeiro episódio: 31 de julho - 19 horas

Plataformas de streaming: Spotify e Dezeer

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: