Editoras levam autores e lançamentos exclusivos para a CCXP25; confira a programação
A CCXP, maior festival de cultura pop do mundo, inicia sua edição de 2025 nesta quinta-feira, 4, reunindo artistas, marcas e editoras que preparam novidades para o evento.
Casas como Moderna, Grupo Companhia das Letras, Universo dos Livros, Planeta, MSP Studios e Panini estarão presentes, seja com estande, ativações ou programação exclusiva.
O destaque da Moderna é o autor Pedro Bandeira - um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil brasileira - que lançará a adaptação inédita em HQ de A Droga da Obediência, um clássico para diversas gerações de leitores. A obra tem roteiro de Felipe Pan e ilustrações de Olavo Costa e cores de Mariane Gusmão.
Pedro Bandeira falará sobre a adaptação com os autores no Palco Blast, no domingo, 7, às 14h, e em seguida participará de uma sessão de autógrafos no Artists' Alley.
A Universo dos Livros - que estará no Magic Market, tenda 6 - vai aproveitar a CCXP para levar as publicações de franquias e sucessos como Star Wars, Wandinha e o catálogo oficial Disney com livros inspirados na série Percy Jackson e os Olimpianos do Disney+, e os mangás de Twisted-Wonderland.
A atração da Editora Planeta será o filósofo Mario Sergio Cortella, que lança na quinta-feira, 4, a HQ Tirinhas Cortella & Philó, às 16h, no Palco Blast. A sessão de autógrafos ocorre logo em seguida, às 17h30, na tenda da Planeta.
Gabriela Borges lança o livro Quadrinhos, diversidade e insurgência: Mina de HQ 10 Anos (editora Kipuka) para celebrar os 10 anos da Mina de HQ, plataforma multimídia que pesquisa e divulga histórias em quadrinhos de mulheres cis, pessoas trans e não binárias, com foco em gênero e representação, entre outras coisas. No sábado, dia 6, às 18h, ela participa do bate-papo Minando o machismo - 10 Anos da Mina de HQ, ao lado de Dani Marino e Helô D'Angelo, com moderação de Dandara Palankof.
A Panini (Rua H) levará uma programação com experiências pensadas para diferentes perfis de fãs e lançamentos produzidos especialmente para a CCXP. Em homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa, a editora lançará uma capa exclusiva para a nova Graphic MSP - Mauricio Repórter, de Flavio Teixeira e Mauro Souza. A editora adianta que não haverá reposição nem venda nos canais oficiais da Panini, reforçando o caráter colecionável das edições especiais. "Estamos confiantes de que esta será uma participação memorável da Panini", adianta Leonardo Errerias, gerente de Marketing da editora.
Já a Companhia das Letras estará presente no estande 22 (Avenida 3 / Rua J), onde o público poderá conferir destaques da JBC, Suma, Seguinte, Quadrinhos na Cia e dos selos para infâncias - Companhia das Letrinhas, Pequena Zahar, Escarlate e Brinque-Book. O estande de 90 m² terá ainda ativações como a Roleta do Zodíaco, uma brincadeira inspirada no universo de Os Cavaleiros do Zodíaco. "Preparamos um estande vibrante e cheio de personalidade, que reflete a diversidade do nosso catálogo", adianta Mariana Figueiredo, diretora-executiva de marketing do Grupo Companhia das Letras.
Entre os autores escalados para a programação estão Raphael Montes - autor de Uma Família Feliz, Dias Perfeitos, entre outros -, no domingo, 7, e os autores do quadrinho Incidente em Antares, Olavo Costa e Rafael Scavone, na sexta-feira, 5.
A JBC, selo de mangás do Grupo, lançará o sexto volume de Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyasaki; os dois primeiros volumes de Pink heart jam, de Shikke; O 11º tripulante, de Moto Hagio e o Clube dos eXploradores, de Tadatada e Solar Team, uma história em quadrinhos colorida e repleta de enigmas para o público infantil. A Suma, selo de ficção especulativa, levará ao estande o box de A Torre negra, de Stephen King, Imagens estranhas, do autor misterioso Uketsu, e O mundo de gelo e fogo, de George R.R. Martin.
No Artits' Valley, nomes como Laerte (B39-40), Eric Peleias (L33), Ren Nolasco (K35-36), Rodrigo Rosa (J16) e Silva João (E06), autor do lançamento HQ de briga, também estarão presentes.
Mangás personalizados ao vivo
Os visitantes que realizarem compras a partir de R$ 250 no estande da Panini, incluindo pelo menos um dos livros de colorir Blue Lock - Livro de Colorir ou Atelier of Witch Hat - Livro de Colorir, receberão uma pulseira especial que dá direito a um box branco para mangás personalizado ao vivo por um artista convidado. As customizações acontecerão no palquinho do estande da Panini em três sessões diárias de 1h30 cada.
Comentários