Lula, de Oliver Stone, será apresentado em sessão especial no Festival de Cannes
Documentário aborda a prisão do presidente e a volta de Lula ao poder
Escute essa reportagem
Filme documentário de Oliver Stone sobre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a sua prisão entre 2018 e 2019 e o seu regresso ao poder será exibido em sessão especial, durante o Festival de Cinema de Cannes 2024.
O documentário trata dos processos judiciais que visaram Lula da Silva, a partir de 2011, e o que aconteceu quando o chefe de Estado foi para a prisão acusado de corrupção.
Ao longo de cinco décadas, Oliver Stone realizou várias obras de ficção e documentários ligados à América Latina, a começar por “Salvador” (1986), protagonizado por James Woods.
Algumas das suas obras são polêmicas, como “Comandante”, um documentário lançado, em 2003, sobre Fidel Castro, ao qual dedicou outros dois, em 2004 e 2012.
Em 2014, Stone também dirigiu “Meu Amigo Hugo”, sobre o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, produzido pela emissora oficial venezuelana Telesur, que defende o regime de Chávez.
O documentário sobre Lula demorou meses a ser filmado, durante os quais Oliver Stone viajou com o veterano político brasileiro.
Quando questionado sobre as semelhanças entre Lula, Chávez e Castro, vê-os como “humanistas”. “São todos originais e dão o seu melhor para servir o seu país”, disse.
Comentários