X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Como um estudo científico determina os filmes mais assustadores


Ouvir

Escute essa reportagem

A categoria de "filme mais assustador de todos os tempos" é certamente discutível. Há quem se assuste mais com o sobrenatural, enquanto outros podem considerar assassinos mais aterrorizantes ou preferir um filme de zumbi para ficar amedrontados. Por mais que a questão seja um tanto pessoal, existe um estudo que classifica, cientificamente, os filmes que mais causam medo.

O projeto Science of Scare, lançado em 2020, conduz experiências todos os anos, com diferentes filmes introduzidos, e centenas de seres humanos como cobaias. Infelizmente, o projeto só considera filmes falados em inglês.

Como funciona?

Todo ano, o projeto reúne 250 indivíduos para assistirem a 50 filmes, em semanas espaçadas, enquanto são monitorados. Os 250 têm seus batimentos cardíacos registrados durante toda a duração da exibição, registrando principalmente momentos de susto e choque.

Em 2023, o Science of Scare introduziu uma nova fórmula para definir o filme mais assustador, que não compara apenas o batimento cardíaco médio comparado ao batimento em repouso. Agora, para ir além do efeito do susto, o projeto leva em consideração, também, a variabilidade da frequência cardíaca, medida pela variação no intervalo entre cada batimento. O registro determina mais precisamente o nível de estresse ou desconforto por um período de tempo maior. Os dois fatores combinados são, então, transformados em uma "nota de terror", de 0 a 100.

A introdução da nova medida fez com que o primeiro filme elencado como o mais assustador na lista de 2020 retornasse ao topo em 2023 e mantivesse a posição em 2024. A Entidade, filme de 2012 de Scott Derrickson, foi o primeiro a encabeçar a lista e mantém sua primeira posição no último ranking. No último experimento, A Entidade registrou um aumento de 34% nos batimentos cardíacos durante a exibição, e uma queda de 21% na variabilidade cardíaca, "indicando o equilíbrio perfeito entre susto e medo constante", de acordo com o projeto. A nota final de A Entidade foi de 96. Em 2021 e 2022, ele havia sido rebaixado ao segundo lugar por Cuidado com Quem Chama, de 2020, que atualmente tem pontuação de 95.

Para compilar a lista de filmes que serão exibidos, o Science of Scare reexibe os 25 últimos da lista, combinados com novas adições coletadas de críticas de novos filmes, fóruns de terror e comunidades online. Os 25 primeiros não são exibidos novamente e permanecem com a pontuação prévia. A lista é sempre divulgada no final de outubro, em tempo para uma maratona de Halloween.

O Science of Scare já divulgou os resultados de 2024 e a lista atualizada com os 10 filmes mais assustadores pode ser conferida aqui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: