Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Como assim, criança não pode entrar?

Para reduzir custos, cada vez mais casais estão optando por excluir filhos do evento, o que vem causando grandes saias-justas

Marcela Delatorre, do AT em Família | 14/02/2022 14:07 h

Fazer uma festa de casamento linda e cheia de convidados é o sonho de muita gente, mas, para reduzir custos, muitos noivos estão preferindo não receber filhos de amigos e familiares mais distantes nas cerimônias. 

A situação vem se repetindo cada vez mais e também criando polêmica por deixar chateados convidados que têm filhos pequenos. “Como assim, criança não pode entrar?”, questionam muitos deles.

O assunto voltou à tona depois que a influenciadora digital Yasmin Castilho fez um comentário sobre o próprio casamento que gerou repercussão nas redes sociais. A blogueira de Itajaí (SC) disse que não convidou crianças para a cerimônia, que aconteceu no último dia 4, para não aumentar muito o número de convidados. 

Após uma enxurrada de críticas, Yasmin Castilho – que se casou com o engenheiro Lucas Provesi – disse que foi mal-interpretada e explicou que a festa não teria filhos de todos os convidados, mas que “vai criança sim”.  

Juliana Marinho, cerimonialista e influencer de casamento, explica que um dos motivos que está levando muitos casais a reduzir o número de convidados é o valor desses eventos.   

“As cerimônias estão cada vez mais caras e personalizadas. Então os noivos acabam tendo que reduzir a lista de convidados e, as crianças, dependendo da idade, pagam metade ou igual a um adulto”.

Mas ela acredita que há inúmeras formas de ser delicada ao enviar o convite. “É possível fazer um convite individual com o nome da pessoa e escrever que é intransferível, além de acrescentar que crianças também precisam de um”.

A psicóloga Izabela Soares afirma que, nesses casos, os pais têm o direito de ficarem chateados, mas é importante se colocar no lugar do outro. 

“Entender o motivo que levou a pessoa a não convidar as crianças é importante. A partir disso, é possível optar se deseja ou não ir”.

Psicólogo e psicoterapeuta, Gerson Abarca acredita que não convidar crianças para um casamento é uma contradição. 

“Afinal, o conceito da festa já carrega a percepção de família. Além disso, a decisão exclui casais que não podem ir por não ter com quem deixar os filhos”.

“Filho não ser bem-vindo dói”

Casada com Carlos Eduardo, a advogada Ana Carolina do Nascimento Machado contou que a maioria dos eventos em que não levou o filho Miguel, de 5 anos, foi por opção. 

“Acredito que existem determinados eventos que não cabe a presença de crianças, porém compete aos pais ter esse discernimento”.

Ainda assim, ela afirma que restringir a presença dos filhos é um desestímulo. “É muito doloroso para os pais terem ciência de que os seus filhos não são bem-vindos no evento”, disse ela.


DICAS PARA ANFITRIÕES E CONVIDADOS


  • Um dos fatores que está levando muitos casais a “excluir” crianças dos casamentos, principalmente, é o custo extra necessário.
  • Muitas vezes, dependendo da quantidade de crianças, é preciso contratar recreação infantil, além de outras exigências que são importantes para os pequenos.
  • A dica para quem está pensando em fazer um evento childfree, ou seja, livre de crianças, é ser delicado na hora de convidar.
  • Faça convites individuais e explique que as crianças também precisam de convites.
  • Outra forma é deixar uma mensagem leve, como: “Tudo foi feito com muito amor para vocês, se possível, deixem os pequenos em casa e curta com a gente”.
  • Mas atenção! Alguns responsáveis não têm como deixar os filhos sozinhos ou aos cuidados de alguém. 
  • Já para os pais dos pequenos, a dica é se colocar no lugar do outro e tentar entender a escolha.
  • Claro que, ao final, a decisão de ir ou não ao evento será toda sua. Mas é importante perceber se não existe a possibilidade de deixar as crianças em casa e ir curtir a festa.
  • O mais importante é que todos respeitem e sejam respeitados.
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS