X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Como assim, criança não pode entrar?

Para reduzir custos, cada vez mais casais estão optando por excluir filhos do evento, o que vem causando grandes saias-justas


Fazer uma festa de casamento linda e cheia de convidados é o sonho de muita gente, mas, para reduzir custos, muitos noivos estão preferindo não receber filhos de amigos e familiares mais distantes nas cerimônias. 

A situação vem se repetindo cada vez mais e também criando polêmica por deixar chateados convidados que têm filhos pequenos. “Como assim, criança não pode entrar?”, questionam muitos deles.

O assunto voltou à tona depois que a influenciadora digital Yasmin Castilho fez um comentário sobre o próprio casamento que gerou repercussão nas redes sociais. A blogueira de Itajaí (SC) disse que não convidou crianças para a cerimônia, que aconteceu no último dia 4, para não aumentar muito o número de convidados. 

Após uma enxurrada de críticas, Yasmin Castilho – que se casou com o engenheiro Lucas Provesi – disse que foi mal-interpretada e explicou que a festa não teria filhos de todos os convidados, mas que “vai criança sim”.  

Juliana Marinho, cerimonialista e influencer de casamento, explica que um dos motivos que está levando muitos casais a reduzir o número de convidados é o valor desses eventos.   

“As cerimônias estão cada vez mais caras e personalizadas. Então os noivos acabam tendo que reduzir a lista de convidados e, as crianças, dependendo da idade, pagam metade ou igual a um adulto”.

Mas ela acredita que há inúmeras formas de ser delicada ao enviar o convite. “É possível fazer um convite individual com o nome da pessoa e escrever que é intransferível, além de acrescentar que crianças também precisam de um”.

A psicóloga Izabela Soares afirma que, nesses casos, os pais têm o direito de ficarem chateados, mas é importante se colocar no lugar do outro. 

“Entender o motivo que levou a pessoa a não convidar as crianças é importante. A partir disso, é possível optar se deseja ou não ir”.

Psicólogo e psicoterapeuta, Gerson Abarca acredita que não convidar crianças para um casamento é uma contradição. 

“Afinal, o conceito da festa já carrega a percepção de família. Além disso, a decisão exclui casais que não podem ir por não ter com quem deixar os filhos”.

“Filho não ser bem-vindo dói”

Casada com Carlos Eduardo, a advogada Ana Carolina do Nascimento Machado contou que a maioria dos eventos em que não levou o filho Miguel, de 5 anos, foi por opção. 

“Acredito que existem determinados eventos que não cabe a presença de crianças, porém compete aos pais ter esse discernimento”.

Ainda assim, ela afirma que restringir a presença dos filhos é um desestímulo. “É muito doloroso para os pais terem ciência de que os seus filhos não são bem-vindos no evento”, disse ela.


DICAS PARA ANFITRIÕES E CONVIDADOS


  • Um dos fatores que está levando muitos casais a “excluir” crianças dos casamentos, principalmente, é o custo extra necessário.
  • Muitas vezes, dependendo da quantidade de crianças, é preciso contratar recreação infantil, além de outras exigências que são importantes para os pequenos.
  • A dica para quem está pensando em fazer um evento childfree, ou seja, livre de crianças, é ser delicado na hora de convidar.
  • Faça convites individuais e explique que as crianças também precisam de convites.
  • Outra forma é deixar uma mensagem leve, como: “Tudo foi feito com muito amor para vocês, se possível, deixem os pequenos em casa e curta com a gente”.
  • Mas atenção! Alguns responsáveis não têm como deixar os filhos sozinhos ou aos cuidados de alguém. 
  • Já para os pais dos pequenos, a dica é se colocar no lugar do outro e tentar entender a escolha.
  • Claro que, ao final, a decisão de ir ou não ao evento será toda sua. Mas é importante perceber se não existe a possibilidade de deixar as crianças em casa e ir curtir a festa.
  • O mais importante é que todos respeitem e sejam respeitados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: