Cinco dias depois, Choquei lamenta morte de jovem alvo de fake news
Proprietário do perfil prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais.
Escute essa reportagem
Cinco dias após a morte de Jessica Vitória Canedo, o perfil do Instagram "Choquei", acusado de compartilhar fake news sobre a jovem, se manifestou sobre o assunto. A página publicou uma nota oficial lamentando o ocorrido e afirmando que vai reavaliar seus métodos ao compartilhar notícias.
A página é uma das acusadas de compartilhar falsos prints de conversas envolvendo a jovem, de 22 anos, e o influenciador Whindersson Nunes. Nesta quinta-feira (28), o proprietário do perfil Choquei prestou depoimentos à Polícia Civil de Minas Gerais.
Segundo a nota, provas foram apresentadas para mostrar o real envolvimento da Choquei no caso. A página afirma que a notícia falsa foi compartilhada primeiro em outro perfil, sendo republicada pela Choquei. A página também alega que retirou imediatamente o conteúdo "assim que a falsidade foi descoberta".
A Choquei também afirmou que está reavaliando seus procedimentos ao compartilhar notícias, "visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer". Sobre a demora para se pronunciar sobre o assunto, a página relatou que estava paralisada em sinal de respeito pelo trágico acontecimento.
Veja a nota oficial na íntegra:
RELEMBRE O CASO
Jessica Vitória Canedo, 22, teve supostos prints de conversas divulgadas por páginas de fofocas. As mensagens falsas envolviam um flerte entre ela e o influenciador Whindersson Nunes. Ambos negaram a veracidade das mensagens, alegando serem vítimas de fake news e afirmando não se conhecerem.
Após o fato, Jéssica chegou a publicar um texto em seu perfil, no qual contou estar sofrendo ataques e pediu que os perfis de fofoca retirassem os posts contendo os prints falsos. As informações são do G1.
Na última sexta-feira (22), Jéssica foi encontrada morta, em Minas Gerais, fato que reascendeu a importância da responsabilidade de perfis de fofoca ao compartilhar notícias.
No domingo (24), Whindersson Nunes usou as redes sociais para lamentar a morte da jovem. Em vídeo, o influenciador piauiense chega a propor a criação de uma lei para regulamentação de perfis nas redes sociais.
Comentários