X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Catálogo completo da biblioteca de Charles Darwin é digitalizado


Em um feito inédito, o público agora tem acesso ao catálogo completo da biblioteca pessoal de Charles Darwin, que inclui desde estudos sobre porquinhos-da-índia epilépticos até os romances preferidos do cientista.

Quase duas décadas de investigação meticulosa permitiu localizar milhares de livros, periódicos, panfletos e artigos que constituíam a coleção do naturalista. As informações são do The Guardian.

John van Wyhe, líder do projeto, destacou a amplitude e diversidade das leituras de Darwin, que abarcavam uma variedade surpreendente de temas. O catálogo de 300 páginas, Darwin Online, enumera 7.400 títulos e 13 mil itens, abrangendo jornais, panfletos e críticas. Alguns desses materiais remontam aos dias de escola de Darwin, revelando a profundidade de suas leituras desde a juventude. Registros de leilões desempenharam papel crucial na reconstrução da história de certos itens, como um artigo de 1826 de John James Audubon e um romance de Elizabeth Gaskell, de 1880.

Antes desse levantamento, apenas 15% do conteúdo real da biblioteca de Darwin era conhecido. Mais da metade das obras está em inglês, com o restante em línguas como alemão, francês e italiano, incluindo o primeiro registro fotográfico conhecido de bactérias.

Além de compilar os títulos, o projeto traz links para cópias gratuitas de 9.300 obras, reafirmando o impacto duradouro de Darwin no entendimento do mundo natural. A publicação do catálogo coincide com o aniversário de 215 anos de Darwin, realçando a vastidão de seu legado intelectual. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: