X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Prefeito de Vitória quer levar shows nacionais para o Sambão

Depois do sucesso do Carnaval no Centro, com 500 mil foliões, Lorenzo Pazolini estuda trazer novidades para a folia de 2025


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Vitória quer levar shows nacionais para o Sambão
Um “mar de foliões” lotou a avenida Beira-Mar e o Sambão do Povo nos dias de folia. Festa prevista para o ano que vem promete ainda mais animação |  Foto: Gabriel Werneck e Leone Iglesias/ AT- 11/02/2024

Enquanto comemora o que descreve como o maior Carnaval da história da Capital, com mais de 500 mil pessoas participando da folia no centro de Vitória, o prefeito Lorenzo Pazolini já planeja novidades para o ano que vem.

Durante o dia, a festa tem endereço certo: a avenida Beira-Mar, que se transformou em um mar de gente, com blocos arrastando a multidão.

À noite, o Circuito da Folia – novidade deste ano que arrastou milhares de foliões até o Sambão do Povo, na sequência da festa do Centro – pode ganhar também shows nacionais gratuitos nos dias do Carnaval oficial.

O anúncio foi feito ontem pelo prefeito. Além de investimentos públicos, ele vai buscar participação da iniciativa privada com missão de fazer ainda uma festa mais bonita para os capixabas e turistas.

“Tivemos um Carnaval extraordinário no Centro e no Circuito da Folia. Aliás, uma festa que começou uma semana antes, com os desfiles das escolas de samba. De fato, a cidade estava viva, alegre e pulsante”.

Pazolini destacou ainda o aquecimento da economia e citou exemplos. “Na hotelaria, o Carnaval registrou um crescimento, em média, de 5%. No setor de bares e restaurantes houve um aumento de cerca de 10% no faturamento bruto do setor se comparado com o mesmo período do ano passado”.

Empresários também elogiaram o Carnaval, a exemplo do vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin.

“Ao que sabemos, o Carnaval foi um evento promovido pela Prefeitura de Vitória e pela avaliação positiva, para os próximos, atrairá parceiros privados para investir e promover mais e, assim, gerar além de alegria e lazer, maior renda e bem-estar para nossa sociedade”, salientou Bergamin.

A Fecomércio, segundo ele, a partir da instalação da Câmara do Turismo, está fortemente dedicada a desenvolver o turismo, e quer ajudar o governo a colocar o Estado em destaque nacional como endereço turístico.

“E o ótimo resultado de todo o período do Carnaval do Estado será um estímulo a mais para o nosso engajamento”, finalizou.

O que ele diz sobre

Foliões

“Foram quase 500 mil pessoas participando da folia no centro de Vitória, que contou com 11 blocos de rua e com o Circuito da Folia, novidade deste ano, que arrastou milhares de foliões até o Sambão do Povo”.

Missão para o ano que vem

“A missão para o ano que vem é continuar com esse crescimento sustentável de público e fazer uma festa cada vez mais bonita, ouvindo a população, dialogando com os comerciantes, com líderes comunitários, com quem faz cultura.

Para o ano que vem, queremos expandir e potencializar o Circuito da Folia. Para isso, estudo trazer também atrações nacionais para o Carnaval oficial no Sambão do Povo. A festa começa na avenida Beira-Mar, durante o dia, com os desfiles de blocos e, à noite, a folia continua no Sambão do Povo.”

Posto de comando

“Para garantir a segurança dos foliões neste ano, foi montado um posto de comando na região, que contou com presença constante de agentes da Guarda Municipal e outras forças de segurança para a tomada de decisões.

A Guarda Civil Municipal de Vitória contou com cerca de 380 agentes distribuídos estrategicamente na cidade para realizar as rondas de forma alinhada com a Polícia Militar”.

Limpeza e estrutura

“Para dar suporte aos foliões, seis pontos de hidratação foram disponibilizados, além de dois caminhões-pipa para aliviar o calor.

A prefeitura ainda preparou um grande esquema de limpeza durante os blocos. Todos os dias teve o bloco da limpeza e hoje a cidade já estava em plena normalidade, fruto de uma ação planejada pela Central de Serviços.

Ao todo, 150 profissionais de limpeza atuaram diariamente no Centro. Foram recolhidas 119 toneladas de lixo e instaladas 700 papeleiras e 50 contentores de 1.000 litros ao longo do percurso da Beira-Mar e no Centro para que o público fizesse o descarte correto de seus resíduos.

Também foram disponibilizados mais de 500 banheiros químicos e 50 mictórios”.

Caixas de som

“A Prefeitura de Vitória também realizou a maior apreensão de aparelhos de som já registrada na história da capital. Entre os dias 10 (sábado) e 13 (terça-feira), foram recolhidos 67 aparelhos de som no Centro”.

Geração de renda

“O Carnaval gerou renda e oportunidades para dezenas de ambulantes, devidamente capacitados no curso 'Atendimento e Boas Práticas de Higiene'. O Carnaval contou com 276 ambulantes nas praças Getúlio Vargas, Pio XII e Costa Pereira e entorno”.

Meio ambiente

“A Secretaria Municipal do Meio Ambiente atuou com duas embarcações ao longo da extensão do trajeto dos blocos para evitar o lançamento inadequado de resíduos na baía de Vitória.”

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: