Ciclista chama atenção ao pedalar em cima de mureta na Av. Beira Mar, em Vitória
Na publicação, um casal de turistas de Minas Gerais brincam em uma comparação entre os dois estados vizinhos: "BH já está perdendo pra Vitória"
Um vídeo mostrando um hábito curioso de um ciclista viralizou nas redes sociais nos últimos dias. As imagens mostram o homem pedalando em cima da mureta da Avenida Beira-Mar, em Vitória, na calçada que divide o mar e o asfalto na capital.
Na publicação, um casal de turistas de Minas Gerais brincam em uma comparação entre os dois estados vizinhos: "BH já está perdendo pra vitória na doideira", escreveram. "A gente que é de Minas não é acostumado com isso não", brinca o homem que gravou o momento.
O protagonista da cena já chamou atenção outras vezes por realizar a mesma manobra em cima da mureta.
Nos comentários, os internautas brincaram com a situação. "Esse aí vive o extraordinário!", brincou um, "Primeira cidade com ciclovia suspensa no canal", escreveu outro.
Apesar de inusitada, a situação pode ser considerada uma infração pelo Código de Trânsito Brasileiro. Sobre infrações e punições para ciclistas flagrados em situação parecida, o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 255, diz que "conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59: Infração - média; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa".
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Vitória alertou que é proibido circular de bicicleta sobre guarda-corpos e muretas e alerta para o risco dessa prática indevida e arriscada.
Também pede a compreensão dos ciclistas para o uso seguro da malha cicloviária da capital. Condutores devem sempre obedecer a sinalização. A Avenida Beira-Mar conta com uma calçada compartilhada, para o devido uso de pedestres e ciclistas, dentro das regras de boa convivência.
Além disso, pondera que a via também ganhará nova ciclovia. Serão reurbanizados 4,2 quilômetros no trecho que vai desde o Porto de Vitória, no Centro, até as proximidades do Hortomercado, na Enseada do Suá. Além do caminho para ciclistas, a nova Beira-Mar terá píeres e deques, passarelas para pedestres e áreas de contemplação da Baía de Vitória. A via deixará de ser apenas uma via de passagem e se transformará em um cartão-postal da capital, valorizando a orla, movimentando o turismo e trazendo mais qualidade de vida.
Nos últimos anos, a atual gestão expandiu essa infraestrutura com a implantação de novas ciclovias, incluindo a da Avenida Rio Branco, na região do bairro Praia do Canto, e a o caminho cicloviário contínuo ao longo da orla de São Pedro, dentro do Programa Vitória de Frente para o Mar.
Na região da Ilha das Caieiras, o trecho de 1,16 km já foi entregue. Atualmente, está em execução a Fase 1B, que segue até Resistência e já conta com uma ciclopassarela, que tem 800 metros de extensão e interliga os bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência.
Em Andorinhas, as obras seguem em andamento e também incluem a implantação do caminho cicloviário, assim como no Canal de Camburi, cuja intervenção terá 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas, proporcionando a integração social, potencializando a economia e valorizando o cenário ambiental e paisagístico do local.
O trecho entre a Curva da Jurema e a Praça dos Desejos está ganhando uma nova ciclovia. A obra, que já teve início, vai melhorar a circulação e a segurança de pedestres e ciclistas, além de organizar o espaço, uma das principais áreas de lazer de Vitória. A intervenção terá um quilômetro de extensão, sendo uma importante iniciativa para promover a mobilidade sustentável na região.
Vitória possui uma ampla malha cicloviária, o que demostra o compromisso da capital como uma mobilidade sustentável. A cidade conta com 40 km de ciclovias, 25 km de ciclofaixas e 5,1 km de ciclorrotas, além do Bike Vitória, sistema de bicicletas compartilhadas que já ultrapassou 2,1 milhões de viagens e conta com mais de 200 mil usuários cadastrados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários