X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Aprenda a aplicar papel de parede

Especialistas ensinam o passo a passo para fazer a instalação


 

Imagem ilustrativa da imagem Aprenda a aplicar papel de parede
Uso do papel de parede deixa quarto do casal mais bonito e aconchegante: serviço é simples e rápido |  Foto: Akasa Decorações

Quem está pretendendo dar uma repaginada no visual da casa de um jeito simples, rápido e econômico, recorrer ao papel de parede pode ser uma boa opção. Além de oferecer facilidade e rapidez na aplicação, essa técnica também não gera sujeira, o que é uma mão na roda para o morador.

E engana-se quem pensa que é necessário contratar os serviços de um profissional especializado para fazer a aplicação. Com os materiais adequados e as dicas certas, é possível que você mesmo faça o serviço.

O especialista Jean Ferreira, da Akasa Decorações, diz que o papel de parede tropical está sendo muito procurado e continuará como tendência em 2022. “Além do tropical, outras tendências são os papéis de linho, o ripado, o cimento queimado e os geométricos”.

Mas é importante ficar atento aos locais ideais para  instalação. A empresária Angélica de Melo Carvalho Tonoli, da Papéis de Parede Vitória, lembra que os papéis de parede não podem ser instalados em áreas molhadas e nem externas.

Os valores, segundo ela, variam muito. “Depende do cliente e da referência que ele vai escolher. Em média, um rolo com 5 metros quadrados gira em torno de R$ 180,00”.

Já Jean ressalta que alguns cuidados devem ser tomados antes da aplicação. “Caso a parede tenha  buraco, rachadura ou relevos desregulares, ela deve ser lixada até ficar lisa. Infiltração ou mofo também são problemas que devem ser consertados antes de o papel ser instalado”.

Para facilitar a experiência de quem já pensou em utilizar papéis de parede, o AT em Família ouviu especialistas que ensinaram o passo a passo para fazer a aplicação.


PASSO A PASSO


1 - Nivele e limpe a parede

A primeira coisa a fazer é deixar a parede nivelada. Isso quer dizer que toda a área deve estar sem relevos. Nesses casos, aplicar gesso ou massa pode ajudar.

2 - Meça a área da parede

Utilizando uma trena, meça a altura da parede acrescentando uma sobra de 10 cm, que pode ser necessária posteriormente para fazer o acabamento.

É importante medir a parede em vários pontos. A medida mais alta é a que deve ser considerada para recortar o papel.

Além disso, ao se deparar com janelas, tomadas e interruptores, você deve marcar essa medida, pois será necessário cortar o papel e então retomar a aplicação após esses elementos.

3 - Cortar o papel

Para papéis de parede sem estampas, o indicado é dar uma folga de 5 cm em cima e 5 cm em baixo. 

Mas se a ideia é aplicar um papel de parede estampado ou com detalhes é preciso fazer com que as estampas se encaixem. A dica é calcular sempre 10% a mais de papel além do valor da altura.

Para cortar, apoie o papel em uma mesa ou outra superfície e, com o auxílio da régua e do estilete (ou tesoura), corte cada tira de papel conforme a medida de comprimento necessária. Para facilitar a aplicação, numere no verso do papel de parede a ordem certa que serão instaladas as faixas.

4 - Aplicando a cola

Se você for usar o papel de parede sem adesivo, misture a cola em pó com a água em um balde seguindo as instruções da embalagem da cola. Depois aplique-a com abundância do centro para fora do papel com um rolo de pintura.

5 - Aplique o papel na parede

A aplicação deve começar de cima para baixo. Encaixe o papel no canto superior e vá alisando com a ajuda de uma espátula de plástico ou das próprias mãos.

Cole com cuidado até o chão e verifique se não está torto. Repita o processo com o restante do papel até preencher a área desejada. Caso forme bolhas, fure com um alfinete e passe a espátula na área. Use o pano seco por cima para verificar se não há nenhuma imperfeição ou excesso de cola.

6 - Corte as sobras

As sobras de papel são cortadas com espátula e estilete. A ideia é que a espátula te ajude a cortar certinho o que sobrou do papel. Mas só  puxe o excesso quando tiver certeza que o estilete separou totalmente as áreas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: