Aprenda a aplicar papel de parede
Especialistas ensinam o passo a passo para fazer a instalação
Escute essa reportagem
Quem está pretendendo dar uma repaginada no visual da casa de um jeito simples, rápido e econômico, recorrer ao papel de parede pode ser uma boa opção. Além de oferecer facilidade e rapidez na aplicação, essa técnica também não gera sujeira, o que é uma mão na roda para o morador.
E engana-se quem pensa que é necessário contratar os serviços de um profissional especializado para fazer a aplicação. Com os materiais adequados e as dicas certas, é possível que você mesmo faça o serviço.
O especialista Jean Ferreira, da Akasa Decorações, diz que o papel de parede tropical está sendo muito procurado e continuará como tendência em 2022. “Além do tropical, outras tendências são os papéis de linho, o ripado, o cimento queimado e os geométricos”.
Mas é importante ficar atento aos locais ideais para instalação. A empresária Angélica de Melo Carvalho Tonoli, da Papéis de Parede Vitória, lembra que os papéis de parede não podem ser instalados em áreas molhadas e nem externas.
Os valores, segundo ela, variam muito. “Depende do cliente e da referência que ele vai escolher. Em média, um rolo com 5 metros quadrados gira em torno de R$ 180,00”.
Já Jean ressalta que alguns cuidados devem ser tomados antes da aplicação. “Caso a parede tenha buraco, rachadura ou relevos desregulares, ela deve ser lixada até ficar lisa. Infiltração ou mofo também são problemas que devem ser consertados antes de o papel ser instalado”.
Para facilitar a experiência de quem já pensou em utilizar papéis de parede, o AT em Família ouviu especialistas que ensinaram o passo a passo para fazer a aplicação.
PASSO A PASSO
1 - Nivele e limpe a parede
A primeira coisa a fazer é deixar a parede nivelada. Isso quer dizer que toda a área deve estar sem relevos. Nesses casos, aplicar gesso ou massa pode ajudar.
2 - Meça a área da parede
Utilizando uma trena, meça a altura da parede acrescentando uma sobra de 10 cm, que pode ser necessária posteriormente para fazer o acabamento.
É importante medir a parede em vários pontos. A medida mais alta é a que deve ser considerada para recortar o papel.
Além disso, ao se deparar com janelas, tomadas e interruptores, você deve marcar essa medida, pois será necessário cortar o papel e então retomar a aplicação após esses elementos.
3 - Cortar o papel
Para papéis de parede sem estampas, o indicado é dar uma folga de 5 cm em cima e 5 cm em baixo.
Mas se a ideia é aplicar um papel de parede estampado ou com detalhes é preciso fazer com que as estampas se encaixem. A dica é calcular sempre 10% a mais de papel além do valor da altura.
Para cortar, apoie o papel em uma mesa ou outra superfície e, com o auxílio da régua e do estilete (ou tesoura), corte cada tira de papel conforme a medida de comprimento necessária. Para facilitar a aplicação, numere no verso do papel de parede a ordem certa que serão instaladas as faixas.
4 - Aplicando a cola
Se você for usar o papel de parede sem adesivo, misture a cola em pó com a água em um balde seguindo as instruções da embalagem da cola. Depois aplique-a com abundância do centro para fora do papel com um rolo de pintura.
5 - Aplique o papel na parede
A aplicação deve começar de cima para baixo. Encaixe o papel no canto superior e vá alisando com a ajuda de uma espátula de plástico ou das próprias mãos.
Cole com cuidado até o chão e verifique se não está torto. Repita o processo com o restante do papel até preencher a área desejada. Caso forme bolhas, fure com um alfinete e passe a espátula na área. Use o pano seco por cima para verificar se não há nenhuma imperfeição ou excesso de cola.
6 - Corte as sobras
As sobras de papel são cortadas com espátula e estilete. A ideia é que a espátula te ajude a cortar certinho o que sobrou do papel. Mas só puxe o excesso quando tiver certeza que o estilete separou totalmente as áreas.
Comentários