X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Ambientalista Chico Mendes ganhará cinebiografia com Jorge Paz


Ouvir

Escute essa reportagem

O ambientalista e ativista Chico Mendes ganhará uma cinebiografia como parte de um novo projeto que será anunciado na Expocine, que acontece entre 8 e 11 de outubro. Anunciado à Variety antes do evento, o projeto Chico Vive incluirá também um documentário e o desenvolvimento de um manual com recomendações para a produções cinematográficas e televisivas sustentáveis. A produção é do Estúdio Escarlate.

O documentário será realizado antes, com pretensão de estreia na 30ª Convenção de Mudança Climática da ONU, que acontecerá em novembro de 2025 em Belém (PA). Já a cinebiografia, que escalou o ator Jorge Paz (Cangaço Novo, O Sequestro do Voo 375) como o seringueiro, será filmada em 2026 com estreia marcada para 2027. As duas serão comandadas por Sergio Carvalho e Sergio Machado.

Em declaração para a Variety, a CEO do Estúdio Escarlate, Joana Henning, comentou o projeto: "Chico Mendes é o Mahatma Gandhi da Floresta Amazônica, um herói que passou os últimos anos de sua vida tentando conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação florestal". O estúdio anunciou o projeto como as duas primeiras produções totalmente sustentáveis feitas no Brasil.

Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em 1944, e lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, se tornando um dos mais importantes ativistas políticos brasileiros. Em 1977 ele ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri e depois foi eleito vereador pelo MDB.

Mendes foi assassinado por um fazendeiro em 1988 e se tornou um símbolo internacional de resistência e ambientalismo, reconhecido pela ONU.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: