Mostra sobre direitos humanos a partir do dia 19 em Vitória
Evento acontece no Cine Metrópoles, na Ufes, até o dia 22
Escute essa reportagem
A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega ao Espírito Santo convidando o público a debater o País além da tela.
Toda gratuita, a programação vai acontecer no Cine Metrópolis a partir de terça-feira, às 18h, com cerimônia de abertura e exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição, às 19h30. A agenda segue até dia 22.
A mostra tem 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como o racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.
O roteiro do evento foi organizado em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”. As oficinas com educadores são outras atrações da 13ª mostra, que tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”.
Elas acontecem desta segunda (18) até quinta-feira (21), das 14h às 17h, no Prédio de Multimeios do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Na quarta-feira, às 16, o programa “Frutos”, destinado ao público infanto-juvenil, exibe “Tesouro Quilombola”, “Mutirão, O Filme”, “Cósmica” e “O Pato”, com debate ao final. A partir das 19h, o programa “Raízes” traz “Travessia”, “Filha Natural”, “Nossa Mãe Era Atriz”, “Mãri Hi – A Árvore do Sonho”, “O Que Pode um Corpo?” e “A Poeira dos Pequenos Segredos”.
Já na quinta-feira, às 16h, o programa “Frutos” exibe “Um Filme de Verão”, seguido de debate, às 17h35. Mais tarde, a partir das 19h, o programa “Sementes” traz “Ribeirinhos do Asfalto”, “Adão, Eva e o Fruto Proibido”, “Nossos Espíritos Seguem Chegando”, “Me Farei Ouvir” e “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo”.
Sexta, às 19h, acontece a sessão “Homenagem” com mais um filme de Silvio Tendler, “A Bolsa ou a Vida”. Um debate, às 20h45, encerra a programação
Comentários