Exposição sobre o mundo dos insetos em Santa Teresa
ExpoVespa, que poderá ser vista desta quinta-feira (14) até o dia 27 de maio, mostra a importância dos insetos por meio de quadros e fotos
Escute essa reportagem
Com o tema “Harmonia do Caos: Entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides”, a “ExpoVespa” vai apresentar aos visitantes o mundo desses insetos e sua importância para a humanidade.
A exposição poderá ser conferida no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), em Santa Teresa, na região serrana do Estado, a partir de amanhã (14), às 14 horas.
Com realização da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Laboratório de Popularização da Ciência, a mostra, que conta com quadros e fotos, também tem apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Santa Teresa, cujos alunos farão a monitoria para o público.
Ela poderá ser conferida até 27 de maio, quando é comemorado o Dia da Mata Atlântica. A visitação é de terça-feira a domingo, das 8h às 17 horas, com entrada franca.
“Vespas parasitoides são insetos que funcionam como parasitas de outros insetos e, por isso, podem ser utilizados em controle biológico de pragas agrícolas, ajudando na produção de alimentos orgânicos, por exemplo”, explicou a professora e coordenadora do LabPop-Ufes, Viviana Borges Corte.
Segundo ela, atualmente são conhecidas cerca de 100 mil espécies de vespas parasitoides, 15 vezes mais espécies do que mamíferos. Nem sempre atraem a atenção dos cientistas e, por serem muito pequenas, sua existência não é muito conhecida pela população.
“A exposição aposta na popularização da ciência por meio da arte. A mostra conta com peças artísticas inspiradas no mundo das vespas e também exemplares naturais, buscando despertar no público, sobretudo em crianças e jovens estudantes, interesse e encanto por esses insetos extraordinários e também nas artes”, destacou.
Assessora de comunicação do INMA, Alba Lívia Tallon Bozi ressaltou que a instituição completou 10 anos em fevereiro, com um trabalho de preservação e divulgação da fauna e flora do Brasil.
“Embora seja uma instituição jovem, o INMA tem sólidas raízes no Espírito Santo: incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão. Com a mudança, o museu manteve as atividades, mas passou a integrar uma instituição de pesquisa científica dedicada ao estudo e conservação de acervos biológicos e históricos relacionados à Mata Atlântica”, explicou.
Serviço
“ExpoVespa”
O quê: “ExpoVespa - Harmonia do Caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides”.
Quando: De amanhã a 27 de maio.
Onde: Instituto Nacional da Mata Atlântica, em Santa Teresa.
Entrada franca.
Fonte: INMA.
Comentários