Festival de samba com mais de 10 atrações
Evento “Samba que Eu Quero Ver” é gratuito e acontece nos Cais das Artes, com shows, oficinas e atividades para crianças
Dois dias de programação gratuita no Cais das Artes, em Vitória. É o que promete o “Samba que Eu Quero Ver”, que acontece nesta sexta-feira (22) e sábado (23) e traz mais de 10 atrações, entre shows, oficinas e atividades para os pequenos.
O festival visa celebrar a identidade brasileira e o papel do samba como expressão cultural e musical no Brasil e no Espírito Santo, que abriga o terceiro maior Carnaval de avenida do País.
A maratona de atividades começa nesta sexta, às 18h30, com cinema ao ar livre para toda a família. Serão exibidos o filme “Mussum, o Filmis”, dirigido por Silvio Guindane, e o curta-metragem capixaba “Mulheres do Quilombo”.
A produção local foi realizada por alunos a partir da oficina de cobertura audiovisual ministrada por Felipe Amarelo durante a edição anterior do “Samba que Eu Quero Ver”.
O agito do primeiro dia fica por conta de Renato da Rocinha, ícone do samba carioca que se apresenta em um encontro especial com o grupo Mesa Branca, liderado por Kleber Simpatia, um dos principais intérpretes do Estado.
O festival, que sempre contou com programação infantojuvenil, inaugura amanhã o “Vale Apresenta Estação Sambinha”, voltado para as famílias. Oficinas e folia com Regionalzinho da Nair são as atividades do espaço.
Depois, a animação segue com o projeto SambaJu, da cantora Juana Zanchetta. E ainda tem baile Disco Voador, o grupo carioca Galocantô e a escola de samba Chegou o que Faltava.
Saiba mais
“Samba que Eu Quero Ver”
- O quê: Festival de samba e brasilidades com shows, cinema ao ar livre, oficinas, feira criativa e programação infantil.
- Quando: Sexta-feira (22), às 18 horas, e sábado (23), às 15h.
- Onde: Cais das Artes, Enseada do Suá.
- Quanto: Entrada gratuita. Quem garantiu o ingresso do 1º lote, deve utilizá-lo até 20h hoje, e até 19h amanhã. Para quem não tem ingresso, haverá distribuição de um 2º lote no local desde o início do evento, sujeita à lotação do espaço.
- Oficinas e palestra: As inscrições estão encerradas. Contudo, o interessado pode comparecer ao local e, em caso de alguma desistência, poderá participar da atividade.
Programação
Sexta-feira (22)
- 18h: Abertura oficial.
- 18h30: Cinema ao ar livre para toda a família (sessão de curta + longa).
- Das 19h às 20h30: Oficina de Samba no Pé, com Vini Sayos. Inscrições esgotadas.
- 20h30: Samba da Mesa Branca com Kleber Simpatia convidando Renato da Rocinha (RJ).
Sábado (23)
- 15h: Abertura da Feira Griô (gastronomia, arte, artesanato e moda).
- 15h: Vale apresenta Estação Sambinha: Oficina de contação de histórias “O Rio Cantante”, com Flávia Costa e Tainá Guimarães. Inscrições encerradas.
- Das 16h às 18h: Vale apresenta Estação Sambinha: oficina de Birutas Voadoras + Sonhário, com Coletivo Flutua. Inscrições encerradas.
- 16h: Palestra “Ocupação e Território”, com Marcus Vinicius Sant’ana. Reflexão sobre cidade, cultura popular e samba como formas de ocupação e pertencimento. Inscrições encerradas.
- 18h: Vale apresenta Estação Sambinha: Regionalzinho da Nair com o Bloco dos Sambistinhas.
- 18h40: SambaJu (Juana Zanchetta e banda).
- Das 19h40 às 20h: Set Disco Voador.
- 20h: Galocantô (RJ)
- 21h30: Escola de samba Chegou o que Faltava.
- 22h: Disco Voador.
Confira a programação
Festival Incrível de Teatro na Infância Capixaba
De hoje a domingo, na Casa da Música Sônia Cabral, no centro de Vitória. Programação de hoje: Espetáculo “Azul” (Artesanal Cia de Teatro/RJ) e homenagem a Cleverson Guerrera às 19h30. Entrada gratuita.
Kintalzin
Evento de gastronomia e samba e pagode. De hoje a domingo, sempre a partir das 17h, no estacionamento do Boulevard Shopping Vila Velha, Itaparica. Programação: Hoje, D’bem Com A Vida às 19h30 e Samba Crioulo às 22h. Amanhã, Clube do Samba às 19h30 e Banda Kintalzin part. Renato Casanova (Banda Casaca) às 22h30. No domingo, Samba de Quintal às 19h e Sambasoul às 21h30. Entrada gratuita.
Festival Jacaraípe Gourmet
De sexta-feira (22) a domingo (24), na Praça Encontro das Águas, Jacaraípe. Programação: Hoje, abertura às 18h, Ferna às 19h e Seis 3 ás 22h. Amanhã, abertura e aula-show às 18h, DJ Zappie às 19h, Novelo às 20h e Cris Hitz às 22h. No domingo, abertura às 11h, Bambala às 12h, Axiel Fernades às 14h e DJ Zappie às 16h. Entrada gratuita.
“Rembrandt – O Mestre da Luz e da Sombra”
Mostra com 69 gravuras originais do gênio holandês até 7 de junho, no Palácio Anchieta, centro de Vitória. Visitação sexta-feira (22), das 9h às 17h. Entrada gratuita.
“Maré de Mudanças - Década dos Oceanos”
Exposição nacional que convida à reflexão sobre o meio ambiente. Até sábado (23), com visitações das 8h e 18h, no Parque Jardim Botânico da Serra, Serra-Sede. Entrada gratuita.
“Museu da Arte de Comer”
Exposição que reúne registros, receitas, vídeos, sons e experiências criadas durante a degustação sensorial “Comer é Arte”. Até 11 de julho, na Galeria Homero Massena, centro de Vitória. Visitação sexta-feira (22), das 9h às 18h. Entrada gratuita.
“Amazônia”
Exposição com registros do fotógrafo Sebastião Salgado e que reúne mais de 200 fotografias de paisagens, modos de vida e a presença dos povos indígenas. Até 5 de julho, com visitação hoje, das 10h às 18h, no Cais das Artes, Enseada do Suá. Entrada gratuita.
6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
O evento até domingo (24), no Sesc Praia Formosa, em Aracruz. Hoje: Musical “Anjos da Lata: Uma Viagem Pelo Brasil” às 9h20, Nganga Nzila: Saberes Ancestrais para o Bem Viver às 12h30, Canto em Roda do Povo Kaingang às 17h e MC Tha às 19h. Credenciamento é gratuito pela plataforma teianacional2026.cultura.gov.br.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários