Festival com 23 grupos de dança do País acontece nesta semana em Vitória
Evento vai contar com atrações nacionais que vão representar as danças de influência afro-brasileira, indígena e europeia
Escute essa reportagem
As danças folclóricas brasileiras estarão em destaque mais uma vez na 3ª edição do Festival de Danças Populares de Vitória, que tem início hoje e vai até domingo.
Com apresentações de 23 grupos do Espírito Santo e diferentes regiões do Brasil e oficinas de dança, a maior parte da programação gratuita estará concentrada numa tenda cultural montada ao lado do Teatro da Ufes, em Goiabeiras.
“Realizar um festival nacional era um sonho da Associação Cultural Andora, que tem 15 anos de estrada e já participou de eventos pelo Brasil e fora do País. Desta vez, o festival está três vezes maior do que em sua primeira edição. E pensamos em torná-lo internacional no próximo ano”, adianta Juliana Lima, coordenadora de comunicação do Festival de Danças Populares de Vitória.
Com a expectativa de receber 8 mil pessoas, o evento vai contar com cinco atrações nacionais que vão representar a diversidade das danças de influência afro-brasileira, indígena e europeia.
Composto por 22 integrantes, com idades entre 14 a 18 anos, o grupo do Centro de Tradições Gaúchas Estância da Serra mostra a cultura sulista do País, incluindo a Folia do Divino.
“As danças tradicionais existem desde a formação do povo gaúcho, que conta com várias etnias. Levar nossa cultura para um evento desse nível é de suma importância para sua divulgação”, afirma João Adauto Fernandes da Silveira, presidente do centro.
Durante o festival, a organização vai arrecadar material escolar para ajudar os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Haverá ainda uma feirinha com 25 expositores de artesanato, gastronomia e bebidas. Entre as delícias, açaí, churros, batata frita, pipoca, bolo caseiro e massas.
Fique por dentro
3º Festival de Danças Populares de Vitória
Quando: de quarta-feira (22) a domingo (26).
Onde: Universidade Federal do Espírito Santo, em Goiabeiras, mas haverá apresentações itinerantes.
Quanto: entrada gratuita.
Oficinas: inscrições através do Instagram @festivalvix.
Programação
- Quarta-feira
Teatro da Ufes
19h: Abertura.
- Quinta-feira
Tenda cultural - Ufes
9h: Apresentações dos grupos Imburana - UFPB, Beribazu e Cia Folclórica do Rio/UFRJ (RJ). Participação do Coral Arte Vida Emef JKO.
14h: Apresentações dos grupos Estância da Serra (RS), Flor de Atalaia (MT) e Estirpe com participação da Dança Sênior - UNAPI.
18h: Cortejo com os grupos.
19h: Espetáculos de Estirpe, Estância da Serra (RS), Sarandeiros - UFMG e participação de Emaranhado, Bárbara Veronez e Pedro Souza.
Estação Ferroviária Pedro Nolasco
20h: Grupo Maracatu Santa Maria.
- Sexta-feira
Tenda Cultural - Ufes
9h: Apresentações dos grupos Boi Graúna, Bate Flechas São Sebastião, Andora e Flor de Atalaia (MT).
14h: Apresentações dos grupos Maracatu Santa Maria, Sarandeiros – UFMG e Imburana - UFPB com participação do casal de mestre-sala e porta-bandeira Clésio Júnior e Margarida Alcântara.
19h: Banda de Congo Mestre Tagibe, Estância da Serra (RS), Cia Folclórica do Rio, Imburana - UFPB, Flor de Atalaia (MT), Bate Flechas São Sebastião e Beatos de São Benedito.
Projeto Sol/Centro Pop Vitória
9h: Grupo Cia Folclórica do Rio e Estirpe.
- Sábado
Praça Nilze Mendes
9h: Caxambu do Horizonte e Estirpe.
Parque Pedra da Cebola
14h: Bate Flechas São Sebastião, Grupo de Jovens Tupinikim e Granello Giallo.
Tenda Cultural - Ufes
19h: Espetáculos Sarandeiros – UFMG, Andora, Granello Giallo, Caxambu do Horizonte, Grupo de Jovens Tupinikim, Imburana - UFPB, Maracatu Santa Maria, Banda de Congo Panela de Barro e Circolo Trentino.
Oficinas na Tenda Cultural
10h às 12h: Ritmos cariocas com a Companhia Folclórica do Rio - UFRJ (RJ), Siriri e cultura pantaneira com Grupo Flor de Atalaia (MT), Pezinho e Chimarrita com o Grupo Estância da Serra (RS).
14h às 16h: Danças do Reinado Mineiro com o Grupo Sarandeiros - UFMG, Coco de Roda com o Grupo Imburana – UFPB (PB).
- Domingo
Parque Moscoso
9h: Encerramento com Estância da Serra (RS), Bate Flechas São Sebastião, Sarandeiros – UFMG, Imburana - UFPB, Andora, Cia Folclórica do Rio UFRJ (RJ), Estirpe, Flor de Atalaia (MT) e Caxambu do Horizonte.
Comentários