Estreia da temporada da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo
Com o tema “Manifestações do Amor”, a primeira apresentação vai ser hoje e contará com a presença do pianista premiado Cristian Budu
Siga o Tribuna Online no Google
A nova temporada de concertos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo será aberta na noite desta quarta-feira (11). Com o tema “Manifestações do Amor”, a primeira apresentação conta com a presença do pianista Cristian Budu.
Premiado no Concurso Internacional Clara Haskil (Suíça), ele estará presente quarta (11) e quinta (12) com a orquestra, às 20 horas, no palco do Teatro Sesc Glória, no centro de Vitória.
Sob a regência do maestro Helder Trefzger, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo abre a noite apresentando o concerto “La Nuit et l’amour”, de Augusta Holmès, uma obra do romantismo que combina lirismo e força dramática. O maestro destaca que pelo terceiro ano consecutivo houve a escolha de uma autora para a abertura do concerto.
“Essa é uma obra que retrata um amor difícil de ser alcançado. O amor pode ser manifestado de diversas maneiras, seja ele divino, espiritual, carnal, impossível ou diversas outras formas. Vamos tratar dessa temática em muitos outros poemas em forma de música, vai ser bem especial”, explica.
O maestro ressalta que a primeira apresentação será apenas um pontapé inicial de uma temporada que possui atrações inesquecíveis e convidados de relevância nacional e internacional.
“Nós teremos ao longo da temporada obras de grande porte e de bastante prestígio nesse universo sinfônico. Também teremos outros nomes de peso, como o do violinista Cláudio Cruz. É só o início de um ano que promete ser muito especial”, ressaltou.
Cristian Budu interpreta uma composição considerada uma das principais do repertório para piano e orquestra: o “Concerto para Piano número 1”, de Tchaikovsky.
Encerrando a noite, o pianista apresenta outra obra do compositor russo: a “Abertura Romeu e Julieta”, inspirada na história narrada por William Shakespeare.
Apesar de já ter se apresentado no Espírito Santo, Budu declarou que está muito feliz em retornar ao Estado.
“É uma grande honra poder tocar novamente com esta orquestra, que vem crescendo cada vez mais. Um trabalho muito bem feito pelo maestro Helder, que busca democratizar a música clássica no Estado”, afirmou.
O pianista ressaltou que sempre foi muito bem-recebido nas suas passagens pelo Espírito Santo.
“O público tem um carinho pela música clássica. Esta é uma obra envolvente, que tem como característica expressar o sentimento sem palavras, uma vez que eles não cabem nelas, principalmente o amor”, concluiu.
Programação
Fevereiro
Quarta (11) e quinta (12): Abertura.
Horário: 20 horas.
Local: Teatro Sesc Glória.
Dias 25 e 26/02: “Concertos Sinfônicos”.
Horário: 20 horas.
Local: Theatro Carlos Gomes.
Março
Dia 6/03: Concerto de Dia Internacional da Mulher.
Horário: 20 horas.
Local: Teatro Glória.
11 e 12/03: “Concertos Clássicos”.
Horário: 20 horas.
Local: Theatro Carlos Gomes.
Abril
8 e 9/04: “Concertos Clássicos”.
Horário: 20 horas
Local: Theatro Carlos Gomes.
12/04: “Sinfônica no Parque”.
Horário: 11 horas
Local: Parque da Vale.
29 e 30/04: “Concertos Sinfônicos”.
Horário: 20 horas.
Local: Teatro Sesc Glória.
Obs.: Programação completa no site da Orquestra Sinfônica do ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários