Encontro de corais no Parque da Vale neste sábado
Seis grupos vão se apresentar no evento, com destaque para músicas brasileiras, incluindo composições de Cartola e Tom Zé
Escute essa reportagem
As vozes de seis coros da Grande Vitória vão ecoar pelo Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi, neste sábado (21). É que por lá, a partir das 10h30, acontece o 1º Encontro de Corais Vale Música.
O evento, com entrada gratuita, vai contar com as apresentações do Coral Infantojuvenil da Igreja da Orla, Coro Infantojuvenil Vale Música, Coro Renov’Art, Coro Jovem Música na Rede, Coral da Ufes e Coro Jovem Vale Música.
Leia mais sobre Entretenimento: Agenda Cultural
Na parte da manhã, haverá um momento apenas com coros infantojuvenis. Já na parte da tarde, será a vez dos coros juvenis e de jovens.
“No nosso Estado são poucas as oportunidades que os corais têm de se encontrar e compartilhar momentos entre eles. Por isso, a ideia de fazer esse intercâmbio de grupos é estimulante”, afirma Max Michel Alves, regente de coros do Projeto Vale Música Espírito Santo e responsável pela organização e curadoria do evento.
Ele ainda explica como foi a seleção dos grupos que integram o encontro.
“A ideia inicial foi de convidar coros que também fossem de iniciativas de projetos sociais ou que atendessem a comunidade de alguma forma, para reforçar a importância da prática coral como ferramenta de transformação social e o seu impacto na vida dos beneficiários dos projetos”, pontua.
Repertório
Em atividade desde 2013, o Coro Infantojuvenil Vale Música conta com 70 coralistas de 9 a 13 anos. Para o encontro, o conjunto fará uma música em espanhol do repertório coral: “Duerme, Pequeño Mar”.
Além dela, serão apresentadas canções de Cleber Lizardo de Assis, “Canto de Encanto” e “Lá vem o Sol”. A performance será encerrada com “Menina Amanhã de Manhã”, de Tom Zé.
Também em atividade desde 2013, o Coro Jovem Vale Música atualmente é composto por 25 integrantes, com idade a partir de 18 anos.
“Está a uma semana do 'Tropicália', que é o principal concerto do coro em 2023. Para não estragar a surpresa, faremos um repertório que trabalhamos no final do ano passado, com músicas de Cartola e do regionalismo nordestino.”
“Parque Industrial”, de Tom Zé, uma das músicas do concerto “Tropicália”, também será apresentada como uma amostra do que vem por aí.
Ambos os grupos terão o acompanhamento de piano e percussão, com o professor do projeto Vale Música Espírito Santo Elenisio Rodrigues e o aluno Rafa Ferreira.
1º Encontro de Corais Vale Música
O quê: evento com apresentações de seis coros que atuam no cenário musical da Grande Vitória;
Quando: neste sábado (21), das 10h30 às 17h;
Onde: Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi;
Quanto: entrada gratuita.
Comentários