Encanto e emoção de Natal na Prainha com o espetáculo "O Quebra-Nozes Capixaba"
O público poderá conferir nos próximos dias 21 e 22, na Prainha, “O Quebra-Nozes Capixaba”, com entrada gratuita
O encantamento e a magia são garantidos no espetáculo natalino “O Quebra-Nozes Capixaba”, que acontecerá na próxima sexta-feira (21) e sábado (22), na Prainha, em Vila Velha.
A entrada é gratuita e a doação de 1kg de alimento não perecível é bem-vinda. Realizada pelo Instituto Corpo e Mente e com parceria da Pimenta Dance, a atração é uma releitura do livro de E.T.A Hoffmann com música do compositor russo Piotr Tchaikovsky.
O espetáculo, que tem apoio da Rede Tribuna e está em sua quinta edição, terá mais de 400 componentes, entre bailarinos profissionais e amadores.
Roteirista e idealizadora do espetáculo, Liviane Pimenta comentou sobre o que o público pode esperar. “Sou fã incondicional de Tchaikovsky, que será interpretado ao vivo pela Orquestra Acadêmica do Ifes e convidados, regidos pelos maestros Jean Molinari e Walter Bacildo”, disse.
“Além do clássico, temos samba, congo, forró, dança alemã e meus amigos Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, que representarão a chegada de 'O Quebra-Nozes' em 1957 no Brasil. Claro, não posso contar as outras surpresas que estão vindo também de Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim, Fundão, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá e muito mais”, completou.
A cultura do Estado ganha destaque na atração, destacou Liviane. Neste ano, haverá homenagem a figuras marcantes da história capixaba, como Maria Ortiz, imigrantes espanhóis, italianos e alemães, além de outras surpresas.
Bailarino principal, Gabriel Soares fará o papel de Rei das Neves e também do boneco Quebra-Nozes. “'O Quebra-Nozes Capixaba' promete encantar espectadores de todas as idades, oferecendo uma leitura inspiradora de um clássico universal, ressignificado pela beleza e pela alma do Espírito Santo”.
Já o bailarino Pedro Pagotto disse que uma palavra para definir o show é “ inesquecível”.
“A Rede Tribuna abraça esse grandioso evento, que desperta sentimentos e emoções de forma única, ao celebrar o Natal e a cultura capixaba conjuntamente. Um encontro imperdível para agradecermos as conquistas deste ano e cada vez mais vermos valorizados os talentos do Espírito Santo”, disse o superintendente da Rede Tribuna, Alexandre Gabriel.
Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, afirmou que “O Quebra-Nozes Capixaba” surpreende anualmente e é sempre um sucesso de público.
“Queremos fazê-lo ainda mais divulgado, em dois dias de belíssimos espetáculos. Vibramos pelos destaques da nossa cultura apresentados. A Rede Tribuna quer mostrar ainda mais esse evento que já é tradição para as famílias no Natal”.
Serviço
“O Quebra-Nozes Capixaba”
- Quando: Apresentações na sexta-feira (21), às 19 horas, e no sábado (22), às 17 horas.
- Local: Prainha, Vila Velha.
- O público é convidado a levar cadeiras de praia para assistir ao espetáculo com mais conforto.
- Observação: A entrada é gratuita e a doação de 1kg de alimento não perecível é bem-vinda.
Fique por dentro
“O Quebra-Nozes”
“O Quebra-Nozes” surgiu no século XIX. A história ganhou vida inicialmente por um livro lançado em 1816 na Alemanha, pelo escritor E.T.A Hoffman, chamado de “O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos”.
Em 1844, Alexandre Dumas o reescreveu em francês, fazendo a primeira adaptação e retirando partes sombrias da história original.
Essa adaptação foi o que inspirou os coreógrafos Marius Petipa e Lev Ivanov a criarem o balé, com a música do compositor russo Piotr Tchaikovsky, tendo a estreia acontecido em 18 de dezembro de 1892.
“O Quebra-Nozes Capixaba”
O que é?
O espetáculo une a tradição do clássico natalino de Tchaikovsky à riqueza cultural do Espírito Santo. Nesta releitura, o encantamento do balé original ganha novos contornos, com elementos da identidade capixaba incorporados à narrativa e à trilha sonora.
Componentes
A atração traz mais de 400 componentes, entre bailarinos profissionais da Pimenta Cia Jovem de Dança e dançarinos amadores.
O elenco reúne participantes com idades entre 2 e mais de 80 anos, vindos de diversos municípios capixabas, como Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá, Fundão e toda a Grande Vitória.
Homenagens
A diretora da versão capixaba, Liviane Pimenta, é roteirista, idealizadora e está à frente do espetáculo desde 2021.
Ela escreveu “O Quebra-Nozes Capixaba” em 2010 e, desde que realizou a primeira apresentação para mais de 10 mil pessoas em 2021, vem acrescentando elementos ao show.
Neste ano, a novidade será uma homenagem a figuras marcantes da história do Espírito Santo, como Maria Ortiz, os imigrantes espanhóis, os italianos, alemães e outras surpresas.
Participação especial no espetáculo
Após a dança alemã que faz homenagem aos imigrantes alemães, pomeranos e germânicos, Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, dois dos maiores nomes da dança brasileira, entram representando a chegada do balé “Quebra-Nozes” no Brasil, em 1957, no Rio. O convite foi feito pela diretora da versão capixaba, Liviane Pimenta.
História natalina
Na véspera de Natal, uma menina chamada Clara recebe de seu tio mágico um boneco quebra-nozes de presente. Durante a noite, ele ganha vida e lidera um exército de soldados contra o Rei Rato, que comanda um exército de ratos.
Clara entra na batalha e vence o Rei Rato, e Quebra-Nozes se transforma em um soldado de carne e osso. Ele leva Clara para o Reino dos Doces, governado pela Fada Açucarada, onde é recebida com danças e doces de várias partes do mundo.
Como o Chá Chinês (que na versão capixaba faz homenagem ao Buda de Ibiraçu), Chocolate Espanhol (na versão capixaba faz homenagem a Maria Ortiz e aos imigrantes espanhóis), Bombom de Uva (homenagem aos imigrantes italianos), Valsa das Flores (homenagem a Augusto Ruschi, orquídeas e o colibri, símbolos capixabas) e muito mais.
No final, Clara acorda e fica a dúvida: foi um sonho mágico ou aconteceu de verdade?
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários