Dia do Samba com shows de graça em Vitória
Agito começa sábado, com as baterias das agremiações da capital. No domingo, apresentações dos sambistas Jorge Aragão e Leci Brandão
Escute essa reportagem
O Dia Nacional do Samba, celebrado no próximo sábado (02), será de muita festa por essas bandas. É que, durante o fim de semana, Vitória receberá dois festivais com apresentações das agremiações da capital e de dois grandes nomes da música nacional: Jorge Aragão e Leci Brandão.
“Será um momento para brindar a essa data conquistada pelo sambista. Os dois eventos acontecerão no mesmo local, no Sambão do Povo, e com a mesma estrutura. São festivais muito esperados pelo público, não só por ser uma data tão significativa para nós, mas também por contar com diversas atrações”, afirma João Filipe Moysés, diretor de Carnaval da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).
Leia mais sobre Entretenimento: Agenda Cultural
A comemoração tem início no sábado (02), ao meio-dia, com o Festival Liesge - Dia Nacional do Samba. No local, as baterias das escolas de samba Jucutuquara, Novo Império, Chegou o Que Faltava, Unidos da Piedade e Pega no Samba vão animar o público. A entrada para esse dia é totalmente gratuita.
Ainda haverá a definição da Família Real do Carnaval 2024, que será composta por rainha, rainha trans, princesas e Rei Momo. Aos candidatos, Pamela Silva, atual rainha do Carnaval capixaba, tem um recado.
“Almejar e conquistar o posto mais alto dentro do Carnaval é de uma responsabilidade muito grande, sendo assim, é preciso de fato amar o Carnaval para que possa se dedicar ao máximo”, diz a rainha Pamela.
No domingo (03), duas agremiações da capital capixaba estarão de volta ao Sambão do Povo para o Festival Raízes do Samba. São elas: Unidos da Piedade e Pega no Samba. Mas essa festa ainda vai contar com dois grandes nomes do gênero musical.
Aos 74 anos e livre do linfoma não Hodgkin, câncer que vinha tratando desde julho, Jorge Aragão chega a Vitória com sucessos como “Eu e Você Sempre”, “Falsa Consideração” e “Coisa de Pele”. Recentemente, o artista divulgou canções do “Projeto Identidade”, EP que trará as participações de Xamã e Djonga.
Já Leci Brandão, 79, anima o público com os clássicos “Zé do Caroço” e “O Destino do Pescador”.
Serviço
Festival LIESGE- Dia Nacional do Samba
Data: 02 de dezembro de 2023
Horário: os portões abrem às 16h. Início do evento às 17h
Local: Sambão do Povo - Vitória
Atrações: baterias da Jucutuquara, Novo Império, Chegou O Que Faltava; e Final da Escolha da Família Real
Entrada Gratuita
Festival Raízes do Samba
Data: 03 de dezembro de 2023
Horário: os portões abrem às 16h. Início do evento às 17h
Local: Sambão do Povo - Vitória
Atrações: Jorge Aragão e Leci Brandão e apresentações das escolas de samba Unidos da Piedade e Pega no Samba
Ingressos pela internet, clicando aqui.
Inscrições para a "Família Real"
“Beleza, simpatia e carisma estão inclusos no pacote, com certeza. Mas o samba no pé faz a diferença”, avisa Pamela Silva, atual rainha do Carnaval capixaba, para aqueles que vão tentar uma vaga na Família Real do Carnaval de Vitória em 2024.
A corte, que será formada por Rei Momo, rainha, rainha trans e 1ª e 2ª princesas, será anunciada no sábado, durante o Festival Liesge - Dia Nacional do Samba.
As 19 escolas da folia capixaba têm até amanhã para indicar seus concorrentes, via termo de vinculação. E esses indicados poderão efetivar sua inscrição através de uma ficha até sexta-feira.
Para participar da disputa, é preciso ser maior de idade e ter disponibilidade para participar dos compromissos da Liga, como ensaios técnicos, ensaios específicos e o desfile das escolas de samba.
O mandato começará imediatamente após a eleição e terminará no dia em que for eleita a nova “Família Real”. O Rei Momo escolhido ganhará R$ 4 mil, mesmo valor das rainhas. As duas princesas levarão para casa, cada uma, R$ 1,5 mil.
Durante a final, no sábado, os concorrentes serão avaliados por jurados em notas que vão de 9 a 10 nas seguintes categorias: simpatia, alegria e espírito carnavalesco; samba no pé e desfile na passarela. Caso haja empate, o critério de decisão será a melhor nota em samba no pé.
As apresentações dos candidatos serão definidas por sorteio, realizado na reunião preparatória que ocorrerá com os participantes na sexta-feira.
Comentários