Casagrande: "Cais das Artes é o fortalecimento da cultura no Espírito Santo"
"Sons do Cais” acontece nesta quinta (29), com shows nacionais e locais
O governador Renato Casagrande celebrou o início da Temporada de abertura do Cais das Artes, que começa começa nesta quinta-feira (29), com o evento “Sons do Cais”. O evento, que marca o início das programações culturais no local, tem início às 17h30, e vai contar com muita música de artistas nacionais e capixabas, que prometem encantar o público.
Como atrações, estão a cantora Vanessa da Mata, DJ Negana e banda Casaca com convidados especiais, como André Prando, Juana Zanchetta, Mary Di e Diego Lyra. Os cerca de 3 mil ingressos para curtir os shows foram gratuitos, mas estão esgotados.
Em entrevista à TV Tribuna/Band, o governador Renato Casagrande destacou que o evento abre a temporada de atividades culturais na praça do Cais das Artes.
"Temos atividades hoje, sexta e sábado, para que as pessoas possam começar a conviver com esse espaço, que está ofertado para a população capixaba. Também entregamos o prédio do museu para a Organização de Estados Ibero-Americanos, que foi selecionada para fazer a gestão do Cais. Agora eles vão preparar o museu para receber as exposição. Hoje é um dia importante, que começamos a montar a estrutura para que possamos ter uma agenda de exposições de artistas nacionais e locais", destacou.
O governador revelou, ainda, que a primeira exposição programada para inaugurar o museu é a chamada "Amazônia", do fotógrafo Sebastião Salgado. A coleção conta com cerca de 200 fotografias em preto e branco, fruto de sete anos de imersão do fotógrafo na floresta. Ainda não existe data confirmada para a exposição.
Além do museu, a estrutura também conta com um teatro, que está em fase de finalização e deve ser entregue no segundo semestre deste ano.
"O espaço está aberta com programação variada, para podermos ter um equipamento que receba exposições culturais. Estamos fortalecendo muito o turismo e a cultura no Estado. Quando fortalecemos a cultura, fortalecemos os capixabas e atraíamos pessoas para cá. É isso que a gente deseja, que as pessoas possam cada vez mais esse potente Estado do Espírito Santo", finalizou.
Mais horários no aquaviário
Para quem for conferir a programação, o Sistema Aquaviário ganhará uma programação especial neste final de semana. A partir desta quinta-feira (29) até o próximo sábado (31), as linhas que operam entre as estações da Prainha, em Vila Velha, e Praça do Papa, em Vitória, serão reforçadas para atender o público que participará da Temporada de Abertura do Cais das Artes, na Enseada do Suá, na capital.
Veja os horários:
Com saída da Prainha: 20h, 20h20, 20h40, 21h, 21h20, 21h40, 22h, 22h20, 22h40, 23h e 23h20.
Com saída da Praça do Papa: 20h20, 20h40, 21h, 21h20, 21h40, 22h, 22h20, 22h40, 23h e 23h20.
Mais atrações
Apesar de não haver mais ingressos para o show de Vanessa da Mata, na quinta-feira (29), que marca o início da Temporada de Abertura do Cais das Artes, a população pode participar desse momento histórico através do Festival Batidas do Mundo, também gratuito.
O evento, que acontece sexta-feira e sábado, vai reunir talentos do universo da percussão na praça do espaço localizado na Enseada do Suá. Negadeza, Luccas Martins, Marcos Suzano e Barbatuques são algumas das atrações.
Cais das Artes
Assinado pelo consagrado arquiteto e urbanista capixaba Paulo Mendes da Rocha, vencedor em 2006 do Prêmio Pritzker – maior reconhecimento da arquitetura mundial –, o conjunto arquitetônico do complexo Cais das Artes possui um museu, um teatro e um prédio administrativo anexo, edificados sobre uma praça aberta.
Museu
Tem uma área expositiva de cerca de 3 mil metros quadrados, distribuídas em cinco salas. Elas contam com uma ponte rolante para movimentação de obras de arte.
Contempla, ainda, auditório, biblioteca, salão de acolhimento, varanda e café (no térreo).
A previsão é de que o teatro seja inaugurado no segundo semestre.
“Sons do Cais”
Atrações: Vanessa da Mata, DJ Negana e Casaca e convidados.
O quê: Evento que dá início à Temporada de Abertura do Cais das Artes.
Quando: Quinta-feira (29), às 17h30.
Onde: Na praça (térreo) do espaço.
Quanto: Entrada gratuita, mas não há mais ingressos disponíveis.
Festival Batidas do Mundo
O quê: Evento com talentos da percussão.
Quando: Sexta-feira (30) e sábado (31).
Onde: Na praça (térreo) do espaço.
Quanto: Grátis, com retirada de ingressos no batidasdomundo.com.br.
Programação
Sexta-feira — 30/01
19h30: Abertura do festival com homenagem a Naná Vasconcelos por percussionistas capixabas.
20 horas: Luccas Martins convida Quarteto Zuri.
21h05: Marcos Suzano Trio.
22 horas: Negadeza e Rala Coco.
Sábado — 31/01
18h30: Camerata Jovem Rochativa convida Edu Szajnbrum.
19h20: Léo de Paula Septeto.
20h40: Barbatuques.
22 horas: Bloco Balança Penha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários