ArteSanto 2024: Feira na Praça do Papa termina neste domingo
Maior evento de artesanato e economia criativa do Estado tem entrada gratuita e acontece das 14 às 22 horas
Escute essa reportagem
Domingo (22), é a última oportunidade para conferir a ArteSanto 2024, na Praça do Papa, em Vitória.
Com entrada gratuita, a feira acontece das 14 às 22 horas. Considerado o maior evento de artesanato e economia criativa do Estado, conta com mais de 500 expositores, artesãos locais e de outros 11 estados.
Com preços a partir de R$ 5, há produtos para todos os gostos: móveis, acessórios, decorações, roupas, brinquedos infantis e muito mais. E as matérias-primas também variam: acaí, couro, barro, vidro, crochê e muito mais.
Também é possível aproveitar uma improvisação de música capixaba. Durante todos os dias do evento, o estande de congo tem realizado apresentações.
Mas, oficialmente, a última apresentação da programação é a Banda Jovem, do projeto Música na Rede, das 16 às 17 horas.
Outro destaque do evento é a exposição imersiva “Mãos que contam histórias”. Trata-se de um túnel com pintura rupestre e uma sequência de painéis, contando a história do artesanato.
Cenas da feira
Paixão pelo artesanato

Marli Castelan, 51 anos, e Thais Rodrigues, 42, são expositoras. Enquanto a primeira faz bonecas de pano, a segunda faz amigurumi.
As histórias delas também são diferentes: Marli trabalhava quando se encantou com uma boneca de pano e pôs na cabeça que ia fazer uma igual. Já Thais sabia bordar, mas quando virou mãe, descobriu no artesanato uma forma de cuidar do filho e gerar renda. Com estandes lado a lado, o que as une é a paixão pelo artesanato.
Inspiração

Thelma Carvalho, de 58 anos, decora suas peças com pintura aborígene australiana.
Trata-se de uma técnica que desenvolveu junto com uma professora “há muito tempo atrás”. Ela as utiliza junto com artesanatos tradicionais, como, por exemplo, panelas de barro.
“Adoro trabalhar com barro e argila. E quando vim para cá, adorei as panelas de barro”, disse.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários