X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agenda Cultural

Festival de forró com mais de 80 atrações em Itaúnas

A 21ª edição do evento em Itaúnas começa sábado e vai até o próximo dia 30, com nomes como Lucy Alves e Falamansa


Imagem ilustrativa da imagem Festival de forró com mais de 80 atrações em Itaúnas
Lucy Alves canta no último dia do Festival Nacional Forró de Itaúnas |  Foto: © Divulgação / Pedro Marques

Os forrozeiros de plantão já podem preparar o fôlego porque a maratona de pé de serra da 21ª edição do Festival Nacional Forró de Itaúnas tem início no próximo sábado (15)!

Serão oito dias de festa com mais de 80 atrações, entre DJs e fenômenos da música nacional, como a banda paulista Falamansa e a cantora paraibana Lucy Alves.

Vejas mais notícias sobre Cidades aqui

O agito diário começa pela manhã, no Café Brasil, com o cortejo do Bloco do Caramuela (RJ), composto por 80 pessoas, e vai até o sol raiar no Bar Forró.

Depois do já tradicional concurso de música e da competição de dança, a grande novidade   é o lançamento do concurso de DJ.

“Esta é a 1ª edição com  competição de DJs. Participam artistas de Portugal, Suíça, Alemanha e Itália. A nossa expectativa é de que teremos 4,5 mil pessoas circulando por aqui a cada dia de evento”, contou Guilherme Veras, produtor-geral do festival.

Atração do último dia de festa, Lucy Alves, 37, concedeu entrevista ao jornal A Tribuna.   

A Tribuna – Mais uma vez participa do Festival Nacional Forró de Itaúnas. Já criou um vínculo com a vila? 

Lucy Alves – Amo Itaúnas pelo clima, carinho e a proximidade com o forró. A primeira vez que cantei por lá eu já me apresentava como cantora há bastante tempo, desde o trabalho do Clã Brasil e depois com minha carreira solo.

Gosto muito de cantar por lá,  porque o lugar é lindo, cheio de natureza e tem uma energia que gosto, mas também por que é um reduto de forrozeiros.

O que prepara para o público de Itaúnas?

Um show animado, com músicas que eu gosto de cantar... Sempre homenageando grandes nomes do forró e da música brasileira em geral.

Acredita que o evento é uma forma de manter vivo o forró pé de serra?

Com certeza! Eventos como o de Itaúnas são verdadeiras trincheiras da cultura nordestina e brasileira. Importante para nosso cenário nacional, para o presente e gerações futuras.

Tem brilhado cada vez mais no universo da dramaturgia, mas segue com sua agenda de shows. Jamais largaria o forró para viver apenas da atuação? 

Jamais. Sou cantora, atriz, compositora e multi-instrumentista. Tudo me alimenta. Mas a música tem um lugar especial na minha vida. Foi a primeira arte que me abraçou. Seguirei conciliando tudo para me expressar enquanto artista.

Quais aprendizados que o forró te deu e que você carrega para a dramaturgia?

O forró e a música no geral  me ensinam sobre meus tempos enquanto intérprete, como falar um texto e até como descobrir a personalidade da personagem que viverei na dramaturgia. O forró traz muito do meu sotaque como paraibana, minha identidade. 

Assumiu sua bissexualidade. Qual o impacto que essa revelação teve na sua carreira? 

Me sinto livre para amar qualquer pessoa que queira e venho me sentindo cada vez mais para isso. Não quero esconder o que sinto ou quem amo. Ser feliz e amar é um direito de todos. 

Fico feliz se as pessoas ficam felizes ao verem minha felicidade e se elas se identificam de alguma forma. É sobre isso.

Confira a programação

“Fenfit 2023”

O quê: 21ª edição do Festival Nacional Forró de Itaúnas.

Quando: Do próximo sábado (15) a 23 de julho.

Horário: Das 22h às 6h, no Bar Forró, e das 7h às 21h, no Café Brasil.

onde:  Bar Forró e Café Brasil. Rua Ítalo Vasconcelos, 86, Vila de Itaúnas, Conceição da Barra.

Ingressos: Passaporte para 8 dias a R$ 330,00  (3º lote/meia-entrada) ou  R$ 80 (cada dia).

Venda: Site sympla.com.br/fenfit.

Confira a programação:

Café Brasil

Todos os dias, das 6h às 21h, o espaço  estará aberto com oficinas de dança e de música, formações, e concursos de DJs e de dança.

Bar Forró

O espaço vai funcionar à noite, a partir das 21h.

Sábado

Amanda Requião, Bloco Caramuela (RJ), Mestre Gennaro (AL), Trio Fogumano e DJ.

DOMINGO

Shows de Diana do Sertão (PB), Falamansa (SP) e Trio Rocha o Nó, além de concurso com Emili Pinheiro (BA), Flor de Pequi, Louise e Robson Junio (MG), Luan Nascimento (PE), Quarteto Bombinha (BA) e Xaxiado (SP).

Segunda-feira, 17/07

Shows de Aluízio Cruz (SE), Bloco Caramuela (RJ), Fabiano Santana (AL) e Xaxado Novo (SP), além de concurso de música com Eloisa Olinto (PB), Gilvan Lima (SE), Litieh (DF), Maria Carmen (PE), Nando Gois (BA) e Sheila Santos. 

Terça-feira, 18/07

Shows de Assisão (PE), Trio Macaíba (SP), Trio Maracá e Trio Sabiá (SP), além de concurso de música com Anne Louise (RR), As Fulô do Cerrado (DF), Cesar Amaral (PE), Pé na Estrada (RJ), PH do Acordeon (BA) e Vitor Mariá (BA).

Quarta-feira, 19/07

Shows de Benício Guimarães  (AL) e Itallo Costa (PE), além de encontro dos sanfoneiros com Trio Sabiá (SP), Joquinha Almeida (SP),  Mestre Gennaro (AL), Fabiano Santana (AL) e Aluízio Cruz (SE). Concurso de música Balança Eu (SE), Ivan Greg (PE), Nat Pires e os Ciganos (DF), Parmenio Leite (MG), Luana Ingry (BA) e Trio Rapa de Juá (BA).

Quinta-feira, 20/07

Shows de Luiz Marreta e Trio Dona Zefa (SP), além do projeto Maria Forrozeira com  Thais Nogueira (SE) e  Deusa do Forró (RN). Neste dia também ocorre a final do concurso de música. 

Sexta-feira, 21/07

Forrofiá, Itallo Costa (PE) e convidado surpresa e Bloco Caramuela (RJ), além de mais uma final do concurso de música. 

Sábado, 22/07

Shows de Lucy Alves (PB), Trio Dona Zefa (SP) e Bloco Caramuela (RJ), apresentações dos campeões dos concursos de DJ, música e dança, além do Festival Forró da Lua Cheia.

Leia mais:

Prefeitura de Vitória realiza obras de revitalização do calçadão de Camburi

Até pizza de bobó em final de semana de delícias em Iriri

Pabllo Vittar: “Sempre sigo meu coração”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: