X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

“A gente tem que se juntar em todas as causas possíveis”, diz cantor Thiaguinho


“A roda de samba é assim: quem chegar é bem-vindo”, afirma Thiaguinho, 38. E, como bom sambista que é, o cantor paulista acolhe outros talentos da música brasileira, sem distinção de bandeira ou estilo musical.

No recém-lançado projeto “Infinito Vol. 2”, por exemplo, ele solta a voz ao lado de Alexandre Pires, Péricles e Bruno Cardoso. Mas vai além do samba ao levar ao palco a cantora e drag queen Gloria Groove, uma das maiores representantes da comunidade LGBTQIA+ atualmente.

A união desses dois mundos resulta na romântica e poderosa “Presente do Céu”, uma versão em português do hit “Best Part”, do canadense Daniel Caesar com a americana H.E.R.

Imagem ilustrativa da imagem “A gente tem que se juntar em todas as causas possíveis”, diz cantor Thiaguinho
Gloria Groove: "Thiago não tem noção do que significa pra um artista como eu ter o carinho e o reconhecimento dele” |  Foto: Sandro Mendonça/Divulgação

“Temos que estar cada vez mais mostrando para o povo, deixando claro, que a gente tem que se juntar em todas as causas possíveis. Acho que é a primeira vez que acontece de juntar um artista de samba com um que defende realmente a causa LGBTQIA+, mas óbvio que o primeiro critério da escolha foi o talento da Gloria e a nossa sintonia”, responde o sambista ao AT2, em coletiva sobre novo projeto.

“Pra mim, a honra é imensurável de cantar com ele”, afirma a drag queen. Além de estar em todos os aplicativos de música, “Infinito Vol. 2” vem com vídeos para todas as faixas, disponíveis no canal do cantor no YouTube.


“Esse é um álbum que conta a minha história”


Qual a expectativa para “Infinito Vol. 2”?

Thiaguinho É a melhor possível! O volume 2 vem pra deixar completo esse projeto, que considero o mais importante da minha carreira. São 38 músicas agora juntando os dois álbuns. E a minha expectativa é fazer as pessoas viajarem no tempo com as músicas mais antigas, regravações – versões de músicas que tive o prazer de compor – e inéditas.

Após anos de carreira, você está lançando um álbum através de sua própria gravadora.

É um passo a mais. E todo passo a mais que dou na carreira é algo que me deixa feliz. Nunca imaginei ter meu escritório, uma editora própria e nem ter uma gravadora.

Como foi gravar com Gloria Groove?

Um prazer imenso. A gente se encontrou em 2019. Ficamos tocando violão, cantando e eu fiquei assustadíssimo com o talento, a voz e com a pessoa. Para mim, é muito importante ter uma relação boa com quem se vai gravar, para você trocar uma energia verdadeira e isso chegar ao público. E isso acontece comigo e a Gloria.

A música é uma regravação, uma versão de “Best Part”, de Daniel Caesar com H.E.R. É a primeira vez que faço isso na vida, fiquei bem feliz da música ser liberada. É a única versão da música no mundo. E mais feliz ainda da H.E.R. ter postado a música nas redes sociais.

Como foi gravar esse trabalho durante uma pandemia?

A gente estava há muito tempo sem se encontrar, eu com a equipe toda. Então, nos reunirmos e gravarmos um álbum, foi muito importante para reconectarmos, voltarmos a fazer o que amamos. Foi muito especial.
Mas, ao mesmo tempo, tiveram várias dificuldades, como o processo de produção dele. A gente começou a mandar música para o Prateado, que é o produtor do álbum, e aí ele fazia os arranjos e mandava para os músicos e cada um gravava da sua casa e mandava. Só depois que a gente marcou os ensaios.

A gravação foi sem público, no Unimed Hall, em São Paulo. Sempre fiz shows lá, com muita energia, e gravar sem público cantando foi um grande desafio.

Mais uma vez, grava com Péricles. Como é essa parceria?

Eu e Péricles temos uma ligação muito forte, estamos sempre juntos. Por mais que a gente não trabalhe diretamente junto mais, como no Exalta, eu ainda tenho o Péricles como meu braço direito, um grande amigo, parceiro. Gravar com ele nesse álbum era fundamental, porque esse é um álbum muito importante pra mim, conta a minha história. É impossível contar minha história sem Péricles do lado.

Quais foram as suas principais inspirações nesse álbum?

Nos últimos anos, tenho olhado muito para a música dos anos 1970, 80, principalmente a música negra americana. E hoje existem artistas lá fora que também têm essa visão e que eu também admiro bastante, como Justin Timberlake e Bruno Mars, que tem esse lance de valorizar a banda, ter a big band. Gosto muito de trazer essa influência para o meu trabalho. Obviamente, transformando isso em samba.

Pretende fazer lives para apresentar o novo projeto?

Fazer live é algo muito legal, foi uma saída que os artistas encontraram para levar a música nesse período em que os eventos não eram permitidos. Mas tenho dois shows em agosto no Espaço das Américas, em São Paulo. Shows dentro de todos os protocolos. E eu fico feliz em poder reencontrar o público.

O projeto conta a sua história. Alguma música inédita traz algo de agora, que você esteja passando no momento?

Compor é algo mágico, divino. A maioria das músicas inéditas foram feitas em 2020. Nesse período em que eu estava em casa, e foi muito diferente compor em casa. Sempre compus viajando, cheio de coisa na cabeça.

Obviamente que, quando você faz uma música, existem experiências suas embutidas ali, mas a criatividade é o que vale naquele momento. E alguém está passando por aquilo que você está criando, alguém está vivendo aquela história.

Como vê a importância da sua arte e da representatividade para a juventude negra?

Ela é importante demais para os jovens. Até porque eu já fui o adolescente que olhava para o Alexandre Pires e o Netinho de Paula fazendo discursos nos palcos e falando sobre negritude. Eles contribuíram muito para a minha adolescência e a minha autoestima.

E eu fico feliz quando encontro algum jovem preto, e ele me fala: “Obrigado. Através da sua música, que fala da autoestima do menino preto, eu comecei a me amar mais, a me olhar diferente”. Então, é algo gratificante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: