X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Em Vitória, Damares pede apoio na proteção de mulheres e crianças


Imagem ilustrativa da imagem Em Vitória, Damares pede apoio na proteção de mulheres e crianças
Damares Alves defendeu mais recursos para a saúde |  Foto: Reprodução / Vídeo

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que lança nesta sexta-feira (23), às 13h30, a Casa da Mulher Brasileira, em Cariacica, já teve uma primeira agenda nesta manhã, em Vitória.

Em um encontro com a comunidade médica em uma faculdade, a ministra disse que o Espírito Santo se tornará referência no tratamento à endometriose, doença inflamatória onde o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, cresce fora do órgão.

Damares prometeu lutar por recursos junto ao Ministério da Saúde para o controle da endometriose no Estado. Estima-se que 115 mil capixabas sofram com o problema.

“Tivemos agora uma reunião com a sociedade médica em que o tema foi endometriose, que é um dilema no Brasil. Problema a ser enfrentando, que precisamos ter coragem. Existem mais de 7 milhões de mulheres no País que sofrem com a endometriose. Mas também viemos falar hoje sobre nascimento, gestação, vida saudável na gestação, vida para o bebê, vida para a mãe e foi extraordinário”, disse a ministra .

No mesmo local a ministra também se reuniu com lideranças religiosas, onde pediu para que eles estejam engajados na defesa dos Direitos Humanos, especialmente na proteção de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, além de “continuar o trabalho social no atendimento a vulneráveis, como os moradores de rua”.

Sobre a escolha de Cariacica para receber a primeira Casa da Mulher Brasileira no Espírito Santo, Damares justificou que “a cidade tem um índice muito grande de violência”.

“Essa seleção foi feita lá atrás, por conta disso, mas a gente também está trazendo a Casa para Vitória, Vila Velha, em uma localização para ganhar esse terreno, para gente cuidar também da Grande Vitória”, disse Damares.

A ministra disse no dia anterior para A Tribuna que a previsão é de que o projeto fique pronto até o final de 2022 e prometeu também a construção do mesmo em Vila Velha.

Para a construção da unidade de Cariacica serão destinados R$ 823 mil do governo federal . O prefeito do município Euclério Sampaio (DEM) disse que a prefeitura entrará com quase R$ 800 mil e com o terreno onde será construída a Casa da Mulher Brasileira. Depois de pronta, o custeio com pagamento de funcionários e outros também serão arcados pela prefeitura de Cariacica.

A Casa contará com serviço de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia da mulher, juizado especializado, ministério público, defensoria pública, serviço de promoção para autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: