X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2020

TRE barra dois candidatos na disputa eleitoral


Imagem ilustrativa da imagem TRE barra dois candidatos na disputa eleitoral
Fachada do TRE: irregularidades no repasse de verbas às siglas é um dos problemas, segundo o tribunal |  Foto: Dayana Souza / AT - 28/08/2018

O Estado já conta com suas primeiras candidaturas indeferidas (negadas) pela Justiça Eleitoral para a eleição municipal no próximo dia 15. São dois candidatos de Cachoeiro: Jovelino Schiavo e Eleaci Gullo, ambos do PRTB. O primeiro era pretendente à prefeitura e a segunda para a câmara de vereadores.

Os indeferimentos já constam no site destinado a divulgação de candidaturas, o DivulgaCand, do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

“Candidato que não reuniu as condições necessárias para o deferimento do registro de candidatura ou que está vinculado a Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral”, descreve o TRE sobre indeferimento de Jovelino, condenado por abuso de poder político em decisão transitada em julgado em 2016.

Naquele ano, segundo a sentença, ele teria utilizado veículo de comunicação social para tentar desequilibrar pleito em favor de uma candidata em Castelo. Já Eleaci o DivulgaCand descreve “como ausência de requisito de registro”. A reportagem tentou o contato com PRTB de Cachoeiro, mas não obteve sucesso.

Dados do TRE-ES demonstram que das 12.421 candidaturas registradas, 36 já foram avaliados pela Justiça Eleitoral de seus municípios e foram deferidos (aceitos) e poderão concorrer. Outros 20 nomes renunciaram e não disputarão mais. Destes, 18 eram candidatos a vereador e dois a vice-prefeito.

Na sessão do pleno do TRE, realizada ontem, foi negado recurso do delegado federal Márcio Greik que teve candidatura pelo MDB na Serra suspenso. Márcio teria registrado seu nome como candidato a prefeito sem aval da sigla, o que ele nega já que o MDB teria pedido sua dispensa da PF para concorrer e depois desistiu por conta de interferência.

A defesa do delegado disse que respeita a decisão, mas promete recorrer, pois o pedido de candidatura dele não foi submetido aos convencionais do partido que votam durante as convenções.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: