Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Oito em cada 10 candidatos nas eleições não têm ensino superior

| 02/10/2020 17:42 h

Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) apontam que oito entre 10 candidatos registrados para disputarem as eleições deste ano no Estado não possuem formação superior.

Dos 12.387 nomes que tentarão as vagas para vereador, prefeito e vice-prefeito, apenas 2.724 frequentaram uma faculdade e se formaram, ou seja, 21,9% do total. Enquanto que as demais escolaridades somadas quase chegam a 80% (78,02%), com 9.663 candidatos.

O maior percentual fica entre os candidatos que tem apenas o ensino médio completo: 38,7%, correspondente a 4.792 concorrentes.

Mauro Paiva avaliou que as pessoas veem no  cargo político uma solução para suas vidas, de emprego e renda
Mauro Paiva avaliou que as pessoas veem no cargo político uma solução para suas vidas, de emprego e renda |  Foto: Beto Morais — 28/11/2019

Para o cientista político Mauro Paiva, estes números são um reflexo da sociedade em que vive hoje.

“As pessoas estão desorientadas e veem em um cargo político uma solução para suas vidas, de empregabilidade, renda. Observo que o conceito de exercício da política na questão da representatividade está ficando em segundo plano. É lamentavel”, analisa o especialista.

Para o cientista político Vinicius Zuccolotto, os candidatos não terem curso superior, não necessariamente significa uma qualificação ruim para ocupar o cargo. “Produtividade, eficiência, a qualidade do trabalho não está vinculado a isso. Você pode ter bastante pessoas com um bom conhecimento político sem o ensino superior”, diz ele, que completa.

“Tem muita gente que trabalha em associações de moradores, até mesmo em cargos públicos, em comissões, projetos sociais, sindicatos, que têm uma vivência política interessante, o que talvez pessoas graduadas não tenham”.


Detalhes


Escolaridade dos candidatos

  • Total de candidatos no Estado: 12.387

  • Com ensino Médio completo: 4.792 (38,7%)

  • Com Superior completo: 2.724 (21,9%)

  • Com Fundamental incompleto: 1.942 (15,7%)

  • Com Fundamental completo: 1.532 (12,4%)

  • Com Médio incompleto: 658 (5,3%)

  • Com Superior incompleto: 479 (3,9%).

  • Que Só lê e escreve: 260 (2%).

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS