X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2020

Acordo com WhatsApp para barrar fake news


Imagem ilustrativa da imagem Acordo com WhatsApp para barrar fake news
Whatsapp |  Foto: Pixabay

O WhatsApp e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram uma parceria para combater as fake news e o disparo de mensagens em massa antes das Eleições 2020, além de informar sobre medidas sanitárias a serem adotadas no dia da votação. O acordo do órgão eleitoral também prevê mudanças no Facebook e no Instagram.

No WhatsApp, o TSE conta com um bot (robô) que oferece informações sobre horários e locais da votação, candidaturas em cada cidade e cuidados com a saúde antes de sair para votar. A ferramenta também destaca as checagens de fatos realizadas por parceiros da Justiça Eleitoral em um projeto de combate à desinformação.

Em evento virtual para anunciar a parceria, a secretária-geral do TSE, Aline Osorio, afirmou que o tribunal será o primeiro órgão eleitoral do mundo a contar com um bot do WhatsApp. Para interagir com ele, é preciso mandar uma mensagem para o número (61) 9637-1078 ou abrir o link wa.me/556196371078 no celular ou no WhatsApp Web.

O acordo inclui ainda uma página para eleitores denunciarem ao TSE contas de WhatsApp que aparentam ter feito disparo de mensagens em massa. Segundo o órgão eleitoral, essa prática se refere a situações em que pessoas, empresas e bots enviam a mesma mensagem para muitas pessoas ao mesmo tempo.

Os usuários que identificarem contas que se encaixem nessa situação podem preencher o formulário disponível no link https://denuncia-whatsapp.tse.jus.br/dew/rest/denuncia/ com informações sobre o número que enviou a mensagem e indicar se ela tem relação com um partido ou candidato.

A partir da denúncia, o WhatsApp analisará se houve disparo em massa, algo proibido em seus termos de uso, e banirá a conta, se achar necessário. O canal ficará no ar até 19 de dezembro.

A parceria com o Facebook envolve uma ferramenta para apresentar avisos sobre a eleição. Batizada de “Megafone”, ela mostrará alertas a respeito da organização do processo eleitoral e das medidas sanitárias adotadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Instagram ajudará a divulgar a campanha sobre a participação de mulheres na política e ganhará novas figurinhas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: