Vagas para fazer supletivo e começar a estudar este mês
Prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica ofertam EJA para pessoas acima de 15 anos concluírem o ensino fundamental
Escute essa reportagem

Se você não teve a chance de concluir os estudos no período regular, saiba que a Educação Para Jovens e Adultos (EJA) é uma oportunidade de fazer isso. No Espírito Santo, novas vagas estão abertas para o segundo semestre e os estudos já começam este mês.
Na Grande Vitória, as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica oferecem EJA para pessoas acima de 15 anos que desejam finalizar o ensino fundamental e não o concluíram na idade prevista.
Segundo Viviani Cosme, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, mais do que um caminho para a superação do analfabetismo, a EJA é um espaço de acolhimento, reconhecimento e valorização dos saberes de vida, para pessoas jovens, adultas e idosas.
“A proposta é garantir acesso à educação básica com qualidade, respeitando a realidade de cada estudante, na perspectiva do direito à educação ao longo da vida”.
A ausência de histórico escolar não é impeditivo. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira e a oferta da EJA é feita em 13 escolas da rede de Vitória, sendo que, em seis delas, o ensino é articulado à Educação Profissional.
Em Vila Velha, atualmente são 13 escolas que contam com a ação durante a noite. “A EJA, em sua essência, é integradora, pois integra sujeitos diversos, suas histórias, memórias, práticas culturais, formas de trabalho e suas territorialidades à produção de conhecimentos científicos”, afirmou Felipe Barreto, coordenador da EJA/Semed em Vila Velha.
Em Cariacica, a iniciativa também é realizada em 13 unidades. “O processo de matrícula é flexível, e elas seguem abertas nas escolas durante todo o ano. Os interessados podem buscar vagas diretamente nas unidades de ensino”, afirmou a subsecretária pedagógica do município, Vanusa Stefanon Maroquio.
Elizangela Burmann, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação da Serra, afirmou que o trabalho feito no município é muito importante.
“Nós acreditamos que a Educação de Jovens e Adultos é, acima de tudo, uma política de transformação social. É a chance de abrir portas, conquistar sonhos e garantir os direitos básicos por meio da educação”.
Já na rede estadual, além do ensino fundamental, o interessado pode estudar o ensino médio por meio da EJA.
Determinação

Edenilson Celestino, 56, Elizabeth de Jesus, 43, e Eronita Maria da Silva, de 68 anos, são alunos da EJA ofertada pela Prefeitura da Serra.
“Apesar de estar com 43 anos, entendi que nunca é tarde para voltar a lutar pelos nossos ideais. Entendo que é preciso ter força e determinação para alcançarmos nossos sonhos”, disse Elizabeth.
Fique por dentro
Rede municipal
Nas escolas de rede municipal, a EJA é ofertada para os estudos de ensino fundamental. Nos quatro municípios da Grande Vitória, quem tiver interesse deve ir à secretaria da escola mais próxima de casa, que ofereça o programa, para fazer a inscrição.
Levar comprovante de residência, de escolaridade (se tiver), CPF e documento de identificação com foto. Se for menor de idade, levar o documento do responsável também.
Para participar, o interessado precisa ter, no mínimo, 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental durante o período regular.
Vitória
Está com vagas abertas para novos estudantes. Existe, inclusive, a possibilidade de abertura de novas turmas, caso seja necessário. As inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano.
Os estudos são divididos em dois segmentos (1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano). No total, os estudos são de até seis anos. Observação: existem processos classificatórios que podem reduzir esse tempo, conforme o desempenho de cada estudante.
Início das aulas: próxima terça-feira (22). Elas acontecem em turno noturno, com exceção à Emef Professor Admardo Serafim de Oliveira, que é uma escola exclusiva da EJA e oferece aulas pela manhã, tarde e noite (essa escola tem salas de aula espalhadas pela cidade).
Escolas com EJA
Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo - Jardim Camburi
Emef Alvimar Silva - Santo Antônio
Emef Aristóbulo Barbosa Leão - Bento Ferreira
Emef Ceciliano Abel de Almeida - Itararé
Emef Francisco Lacerda de Aguiar - Ilha das Caieiras
Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira - Maria Ortiz
Emef Neusa Nunes Gonçalves - Nova Palestina
Emef Suzete Cuendet - Maruípe
Emef Mauro Braga - Santa Tereza
Emef Padre Anchieta - Ilha de Santa Maria
Emef Prezideu Amorim - Bonfim
Emef Prof. Maria Stella de Novaes - Grande Vitória
Emef Prof. Admardo Serafim de Oliveira - Gurigica
Vila Velha
Serão ofertadas 2.066 vagas no segundo semestre. Matrículas devem ser feitas até quarta-feira (se não conseguir no prazo, é possível se matricular depois).
A duração total do período de estudos para o ensino fundamental completo é de quatro anos.
Início das aulas: próxima terça-feira (22). Aulas ocorrem pela noite.
Escolas com EJA
Umef Deputado Mikeil Chequer - Boa Vista II
Umef Irmã Feliciana Garcia - Ilha dos Ayres
Umef Senador João de Medeiros Calmon - Praia das Gaivotas
Umef Guilherme Santos - Santa Inês
Umef Leonel de Moura Brizola - Santa Rita
Umef Macionília Maurício Bueno - Ilha das Flores
Umef Juiz Jairo Mattos Pereira - São Torquato
Umef Joffre Fraga - Vale Encantado
Umef Alger Ribeiro Bossois - Cidade da Barra
Umef Aly da Silva - Ponta da Fruta
Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho - São Conrado
Umef Professor Darcy Ribeiro - Morada da Barra
Umef Professor Paulo César Vinha - Terra Vermelha
Serra
São ofertadas 700 novas vagas para moradores da Serra. Está ocorrendo um Chamadão até terça-feira (se não conseguir se matricular no prazo, é possível depois). A cada seis meses, o aluno completa um ano letivo. Aulas iniciam terça à noite.
Escolas com EJA
Emef Aureniria Correa Pimentel - Novo Horizonte
Emef Belvedere - Belvedere
Emef Flor de Cactus - Feu Rosa
Emef Jonas Farias - Nova Carapina
Emef Julite Miranda Freitas - Nova Almeida
Emef Prof. Luiz Baptista - Jardim Tropical
Emef Profª. Alba - Vista da Serra
Emef Serrana - Centro da Serra
Emef Sônia Regina - Serra Dourada I
Emef Manoel Vieira Lessa - José de Anchieta II
Cariacica
As vagas para o segundo semestre são ofertadas de acordo com a demanda manifestada nas escolas. Matrículas podem ser feitas ao longo do ano.
O ensino fundamental pode ser concluído em um período de 4 anos. Aulas do segundo semestre iniciam dia 28 do mês.
Escolas com EJA
Emef Stélida Dias - Campo Grande
Emef Ângelo Zani - Mucuri
Emef Ferdinando Sartório - Vila Capixaba
Emef João Pedro da Silva - Porto de Santana
Emef Jocarly Gomes Sales - Alto Lage
Emef Laurinda Pereira Nascimento - Graúna
Emef Maria Paiva - São Geraldo
Emef Maria Guilhermina - Campo Verde
Emef Oliveira Castro - Itaquari
Emef Renascer - Padre Gabriel
Emef São Jorge - Rio Marinho
Emef Tancredo de Almeida Neves - Santa Bárbara
Emef Zaíra Manhães - Nova Rosa da Penha
Rede estadual
Na Rede Estadual, a oferta da EJA inclui o ensino fundamental e médio. Para o segundo semestre, há vagas para interessados. As matrículas iniciam segunda-feira, indo até o próximo dia 31.
Podem participar jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais para o ingresso no ensino fundamental, e a partir de 18 anos para o ingresso no ensino médio.
Mais informações: 3636-7864/7865.
Escolas com EJA
A Sedu oferta EJA em 177 escolas na forma presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, no turno noturno. A escola Hildebrando Lucas, localizada em Maruípe, Vitória, oferta a EJA presencial diurna e noturna.
A Rede Estadual também oferta a EJA semipresencial nos Centros de Educação de Jovens e Adultos e nos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários