X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Uso de máscara será obrigatório nas 5h30 de prova do Enem


Imagem ilustrativa da imagem Uso de máscara será obrigatório nas 5h30 de prova do Enem
As estudantes Ana Carolina Deorce, de 18 anos, e Isabela Costa, de 17, vão levar álcool em gel e máscaras reservas para trocar durante a prova |  Foto: Leone Iglesias / AT

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), 104.532 candidatos irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo e terão de seguir regras para evitar o contágio da doença.

O uso de máscara durante todo o tempo de prova, 5h30 no primeiro dia, é uma delas. O candidato que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção, será eliminado do exame.

A prova será aplicada no próximo domingo e no dia 24 deste mês (versão impressa). Já a versão digital, que tem 1.283 candidatos inscritos no Estado, será nos dias 31 deste mês e 7 de fevereiro.

Foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação. Os portões, por exemplo, serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais.

Pessoas com Covid-19 ou com sintomas dessa e outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer aos locais de prova.

Ansiosas com o Enem em um cenário atípico, as estudantes Ana Carolina Deorce, 18 anos, e Isabela Costa, 17, irão levar mais duas máscaras reservas para trocar durante a prova, assim como álcool em gel.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que adequou os locais de prova sob critérios de biossegurança, incluindo disponibilização de produtos de higienização, realização de procedimentos controlados e orientados para acesso ao local de prova, identificação de participantes e distanciamento entre as carteiras.

Ônibus

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que, como em anos anteriores, vai disponibilizar ônibus extras nos terminais de integração do Transcol para atender um eventual aumento de demanda, por conta da realização das provas do Enem.

As provas já chegaram ao Estado e estão sob a guarda do Exército, no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha.


SAIBA MAIS


Imagem ilustrativa da imagem Uso de máscara será obrigatório nas 5h30 de prova do Enem

Imagem ilustrativa da imagem Uso de máscara será obrigatório nas 5h30 de prova do Enem
Máscaras

  • Será proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara de proteção contra a Covid-19. O uso durante a prova será obrigatório. Quem não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção, será eliminado do exame.
  • O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações.

Higienização

  • Durante a identificação do participante, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel antes de entrar na sala de provas. Nos locais de prova, serão disponibilizados recipientes próprios com álcool em gel e, no banheiro, os participantes serão orientados a lavar as mãos com água e sabão, antes e após o uso.
  • A ida ao banheiro será permitida, desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção. As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro.

Lanches

  • A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, deverão respeitar os protocolos de prevenção. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos.

Salas de prova

  • As escolas serão higienizadas antes da aplicação do exame e organizadas também para garantir um distanciamento social adequado.

Distanciamento

  • A distância entre participantes e aplicadores e os protocolos de proteção contra a Covid-19 deverão ser respeitados em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais e lanches.

Grupos de risco

  • As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) receberão tratamento diferenciado nas salas. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade máxima.

Doenças infectocontagiosas

  • Pessoas acometidas ou com sintomas de Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias das provas, não devem comparecer aos locais de aplicação.
  • O fato deve ser comunicado, por meio da Página do Participante, antes da aplicação da prova. São doenças infectocontagiosas para solicitação de reaplicação do Enem impresso: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Horários das provas no domingo

  • Abertura dos portões: 11h30
  • Fechamento dos portões: 13 horas
  • Início das provas: 13h30
  • Término 1º dia(domingo): 19h

Fonte: Inep.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: