X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Supletivo para conseguir diploma do ensino médio em um ano e meio

Oportunidade é voltada para alunos que não concluíram o ensino médio. Há chance também para finalizar o ensino fundamental


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Supletivo para conseguir diploma do ensino médio em um ano e meio
Kauã Tomaz, Leonardo Plotegher e Maria Jamilly cursam o ensino médio na modalidade EJA em Vitória |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Jovens, adultos e idosos que não terminaram o ensino fundamental ou médio no tempo regular podem voltar a estudar no segundo semestre.

A partir do dia 22, estarão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial. Há chance de terminar o ensino fundamental em quatro anos e o ensino médio, em um ano e meio.

Já as rematrículas – para quem já está na modalidade – já estão abertas e vão até sexta-feira.

A gerente da EJA na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mariane Berger, explicou que pode se inscrever para terminar o ensino fundamental qualquer pessoa a partir dos 15 anos. Já para o ensino médio, pode se matricular quem tem mais de 18 anos.

“Não há limite máximo de idade. Quem deseja iniciar a EJA presencial precisa ir até uma escola da rede estadual. Lá, poderá se informar sobre a disponibilidade de horários e unidades.”

Para fazer a matrícula, é necessário levar documentos pessoais, além de comprovante de residência (fatura da energia elétrica), entre outros. “Temos 180 escolas da rede que ofertam EJA presencial diurno e noturno. Os alunos estudam de segunda a sexta.”

Outra possibilidade, segundo Mariane, é fazer a modalidade semipresencial em um dos quatro Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) e 20 Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neejas). “Nesse caso, a matrícula pode ser feita em qualquer tempo. No entanto, exige do estudante maior autonomia de estudos.”

Ela destacou que também estarão abertas, a partir do dia 22 de julho, as matrículas para a EJA profissional. As escolas que ofertarão a modalidade com a qualificação profissional no segundo semestre serão definidas nas próximas semanas.

Os estudantes Maria Jamilly de Oliveira da Conceição, 21, Leonardo Plotegher Fiorotti, 28, e Kauã Tomaz do Nascimento, 20, estão cursando o ensino médio na modalidade EJA da escola Hildebrando Lucas, Maruípe, Vitória. “Estou terminando o ensino médio e já penso em fazer o Enem para fazer faculdade”, contou Leonardo.

Imagem ilustrativa da imagem Supletivo para conseguir diploma do ensino médio em um ano e meio

Saiba mais

Opção para quem tem a partir de 15 anos

- Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A modalidade de ensino é voltada para estudantes com idade mínima de 15 anos para ingressar no ensino fundamental e idade mínima de 18 anos para o ingresso no ensino médio.

- Formas de oferta da EJA

EJA noturna: formato presencial, com aulas de segunda a sexta-feira em escolas da rede estadual.

EJA diurna: formato presencial, com aulas de segunda a sexta-feira em escolas da rede estadual.

EJA profissional: formato presencial, com aulas de segunda a sexta-feira. Os estudantes saem com cursos profissionalizantes.

Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs): formato semipresencial, no tempo que o estudante dispõe, orientação presencial, plataforma e provas presenciais.

EJA Presencial (noturno e diurno)

- Rematrícula

Vai até sexta-feira o período de rematrículas para a EJA.

Os alunos que já estudam na modalidade de ensino em alguma das escolas estaduais devem efetivar a rematrícula na secretaria da escola.

- Novas matrículas

Já as matrículas para os alunos que querem começar os estudos na EJA, neste segundo semestre letivo, terão início em 22 de julho.

A matrícula deverá ser solicitada, exclusivamente, na secretaria da escola de interesse do aluno.

É obrigatória a entrega dos seguintes de documentos: cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, ou da Carteira de Identidade, acompanhada do documento original; cópia do comprovante de residência (fatura de energia elétrica), acompanhada do documento original; entre outros documentos.

EJA Profissional

Além da EJA Regular, há a oferta de 600 vagas para a EJA Profissional, que é destinada a estudantes acima de 18 anos e que já tenham concluído o ensino fundamental.

Os cursos: Agente de Combate às Endemias; Agente de Projetos Sociais; Auxiliar de Serviços Condominiais; Recepcionista de Eventos; Mecânico de Máquinas Industriais; Instalador de Sistemas Elétricos Prediais; Agente de Suporte e Manutenção de Computadores; Assistente Financeiro; Assistente de Recursos Humanos; Recepcionista de Eventos; Assistente Administrativo; Assistente de Logística; Auxiliar de Agroecologia; Agente de Desenvolvimento Cooperativista; Cuidador de Idosos; e Operador de Computador.

EJA Semipresencial

A matrícula nos CEEJAs e NEEJAs, que ofertam modalidade semipresencial, ocorrem a qualquer tempo nas próprias unidades que disponibilizam essa opção.

Fonte: Sedu.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: