X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Depois dos técnicos-administrativos, professores decidem acabar com greve na Ufes

O fim da greve será no dia 5 de julho e o retorno das atividades no primeiro dia útil subsequente, ou seja, em 8 de julho


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Depois dos técnicos-administrativos, professores decidem acabar com greve na Ufes
O fim da greve será no dia 5 de julho e o retorno das atividades no primeiro dia útil subsequente, ou seja, em 8 de julho |  Foto: Thiago Coutinho - Arquivo/AT

Na tarde desta sexta-feira (28), durante assembleia geral realizada na Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) decidiu encerrar a greve na instituição.

O fim da greve será no dia 5 de julho e o retorno das atividades no primeiro dia útil subsequente, ou seja, em 8 de julho. A decisão pela data se deu devido a conversas com os estudantes presentes na assembleia.

Os discentes apontaram a necessidade de um período para os demais universitários se organizarem para saírem de suas cidades ou municípios de origem, que ficam fora da Grande Vitória, para voltarem as aulas a tempo.

Servidores técnico-administrativos da Ufes aprovam fim da greve 

O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Espírito Santo (Sintufes) decidiu, durante uma assembleia realizada nesta sexta-feira (28), encerrar a greve dos servidores técnico-administrativos em Educação, que durou pouco mais de três meses.

A reunião ocorreu na Biblioteca Central, em Goiabeiras, com transmissão simultânea para os campi de Alegre e São Mateus. De acordo com o Sintufes, os técnicos voltarão ao trabalho na próxima terça-feira, dia 2 de julho.

"A avaliação é de que o movimento foi, sim, vitorioso em especial por conta das pessoas que fizeram a luta nas tendas e em Brasília. Também em razão de a greve ter arrancado conquistas importantes, algumas represadas desde os anos 1990", afirmou o sindicato em publicação nas redes sociais.

A proposta aceita pela categoria e acordada com o Governo Federal garante reajuste salarial de até 30% para alguns cargos nos próximos anos. Antes disso, haverá aumento salarial divido em duas parcelas — de 9%, em janeiro de 2025 e de 5% em abril de 2026.

Além disso, o step ( valorização salarial para progressão na carreira) passará de 3,9% para 4% em janeiro de 2025 e para 4,1% em abril de 2026.

Decisão

- Fim da greve docente: 05/07;

- Retorno das atividades: primeiro dia útil subsequente, 08/07;

- Reunião do CEPE: 01/07

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: