Depois dos técnicos-administrativos, professores decidem acabar com greve na Ufes
O fim da greve será no dia 5 de julho e o retorno das atividades no primeiro dia útil subsequente, ou seja, em 8 de julho
Escute essa reportagem
Na tarde desta sexta-feira (28), durante assembleia geral realizada na Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) decidiu encerrar a greve na instituição.
O fim da greve será no dia 5 de julho e o retorno das atividades no primeiro dia útil subsequente, ou seja, em 8 de julho. A decisão pela data se deu devido a conversas com os estudantes presentes na assembleia.
Os discentes apontaram a necessidade de um período para os demais universitários se organizarem para saírem de suas cidades ou municípios de origem, que ficam fora da Grande Vitória, para voltarem as aulas a tempo.
Servidores técnico-administrativos da Ufes aprovam fim da greve
O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Espírito Santo (Sintufes) decidiu, durante uma assembleia realizada nesta sexta-feira (28), encerrar a greve dos servidores técnico-administrativos em Educação, que durou pouco mais de três meses.
A reunião ocorreu na Biblioteca Central, em Goiabeiras, com transmissão simultânea para os campi de Alegre e São Mateus. De acordo com o Sintufes, os técnicos voltarão ao trabalho na próxima terça-feira, dia 2 de julho.
"A avaliação é de que o movimento foi, sim, vitorioso em especial por conta das pessoas que fizeram a luta nas tendas e em Brasília. Também em razão de a greve ter arrancado conquistas importantes, algumas represadas desde os anos 1990", afirmou o sindicato em publicação nas redes sociais.
A proposta aceita pela categoria e acordada com o Governo Federal garante reajuste salarial de até 30% para alguns cargos nos próximos anos. Antes disso, haverá aumento salarial divido em duas parcelas — de 9%, em janeiro de 2025 e de 5% em abril de 2026.
Além disso, o step ( valorização salarial para progressão na carreira) passará de 3,9% para 4% em janeiro de 2025 e para 4,1% em abril de 2026.
Decisão
- Fim da greve docente: 05/07;
- Retorno das atividades: primeiro dia útil subsequente, 08/07;
- Reunião do CEPE: 01/07
Comentários