Sisu vai aceitar notas antigas do Enem para seleção
Será utilizada a edição do exame com a melhor média ponderada de acordo com a opção de curso do candidato
A edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, dos anos 2023, 2024 e 2025, para a seleção de candidatos em instituições públicas de ensino superior.
Antes da mudança, apenas a nota da edição mais recente do exame era aceita. A novidade, é importante pontuar, não vale para quem participou como treineiro, ou seja, que fez a prova para treinar, sem ter concluído o ensino médio.
Essa é uma medida inédita que está prevista no edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União, voltado para a adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026.
Para fins de inscrição, classificação e seleção dos candidatos, será utilizada a edição do Enem que resulte na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso.
Média ponderada é o cálculo da nota final que leva em conta o peso diferente de cada área da prova, dependendo do curso e da universidade que o aluno escolher.
Vantagem
Para Andréa Guzzo, subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional da Secretaria da Educação (Sedu), a iniciativa é benéfica. “Para os estudantes é só vantagem, uma vez que muitos deles, tanto da rede pública quanto da privada, não conseguem ingressar na universidade logo após o término do ensino médio”.
“Quanto mais oportunidades, melhor. Porque um ano você vai bem, no outro pode ir mais ou menos. Ter a possibilidade de usar a melhor média ponderada dos últimos três anos ajuda muito”.
Estudante do Madan Gabriel Arrabal Zanferrari, 17 anos, quer cursar Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele fez as provas de 2023 e 2024 do Enem como treineiro, sendo que o exame de 2025 é a primeira vez que tentará para valer.
Por mais que não possa usar as notas passadas, ele comentou: “Essa nova decisão poderá gerar maior segurança para candidatos com elevadas notas em provas anteriores”. Assim como ele, Matheus Correia Lacerda também está se preparando para o exame.
O Ministério da Educação foi acionado para comentar sobre o assunto, mas não deu retorno até o fechamento da reportagem.
FIQUE POR DENTRO
Sisu
O que é
> O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
> Os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no exame.
> Desde 2024, o programa passou a ter edição única anual, com oferta de cursos cujas aulas começam no primeiro ou no segundo semestre.
> Ao todo, o processo seletivo recebeu a inscrição de 1.310.781 candidatos, que concorreram a 261.779 vagas em 6.863 cursos de 124 instituições públicas de ensino superior.
Novidade
> A edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, dos anos 2023, 2024 e 2025, para a seleção de candidatos em instituições de ensino superior públicas. Anteriormente, apenas a nota mais recente era aceita.
> Durante a inscrição, o sistema do Sisu fará automaticamente a busca pela maior nota do candidato entre as três edições disponíveis.
> Atenção: Essa novidade não vale para candidatos que fizeram as provas como “treineiros”.
> Para fins de inscrição, classificação e seleção dos candidatos, será utilizada a edição do Enem que resulte na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso.
> As inscrições do Sisu 2026 devem ocorrer logo após a divulgação das notas do Enem 2025. O edital completo será divulgado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários