X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Segunda expedição de navio-escola da UFES começa na próxima semana

Ciências do Mar III, como é chamado o navio, dará início às novas expedições no dia 21


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Segunda expedição de navio-escola da UFES começa na próxima semana
Ciências do Mar III partirá em expedição a partir da próxima segunda-feira (21) |  Foto: Divulgação/UFES

Estudantes finalistas do curso de Oceanografia da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) embarcam na segunda expedição do navio-escola Ciências do Mar III a partir da segunda-feira (21). Os 26 formandos passarão 10 dias no mar, percorrendo um trajeto total de 1200 quilômetros, acompanhados de três professores e uma enfermeira da universidade. 

Além da pesquisa acadêmica, as expedições visam a experiência embarcada, essencial para os futuros oceanógrafos. “Nós podemos até utilizar algumas informações para pesquisa, mas não é o objetivo principal. Uma das pesquisas exploratórias, por exemplo, se refere a um experimento para avaliar a possibilidade de criar um índice global de ‘pegada humana nos oceanos’”, explica o professor Agnaldo Martins, responsável pela disciplina de Embarque Supervisionado e pela excursão.

Leia mais sobre Educação

A embarcação fará um roteiro especial de inverno, conhecido como Rota das Baleias, dos Golfinhos e dos Recifes. O trajeto vai até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e passa pelas áreas de maior concentração de baleia jubarte no Oceano Atlântico.

De acordo com a UFES, a previsão é que as expedições aconteçam uma vez por semestre, sempre com alunos diferentes. “Durante a expedição, o navio vira oficialmente um laboratório de ensino flutuante”, afirma o professor Martins. 

Enquanto estiverem embarcados, os estudantes terão a oportunidade de utilizar drones, ROVs (veículos operados remotamente) e hidrofones para observar baleias e golfinhos, avaliando seus tamanhos, comportamentos e outros parâmetros. “Essa saída é fruto de um projeto que visa a formação de alunos de cursos na área de ciências do mar do Brasil inteiro, com o objetivo de proporcionar a experiência embarcada”, completou o professor.

*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: