Prêmio Conhecer Steam: dia de prêmio para educadores com boas ideias
Objetivo da premiação é estimular a aplicação da abordagem que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática
Criatividade, inovação e compromisso com a comunidade levam profissionais da educação ao centro das atenções. Serão conhecidos nesta sexta-feira (19) os vencedores do Prêmio Conhecer Steam, realizado pela Rede Tribuna, em parceria com a ArcelorMittal.
Ao todo, 71 projetos de educadores capixabas foram selecionados como finalistas e passaram por processo de seleção, com uma banca avaliadora formada por 10 profissionais da área da educação.
A cerimônia de premiação acontece hoje, nos estúdios da TV Tribuna, com a presença de representantes da ArcelorMittal, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e de secretarias municipais.
Em sua primeira edição, o Prêmio Conhecer Steam reconhece e valoriza projetos pedagógicos inovadores, desenvolvidos por profissionais da educação das redes públicas municipais, estadual e federal do Espírito Santo.
Com o tema “Construir a Minha Comunidade”, o objetivo da premiação é estimular a aplicação da abordagem Steam — que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — nas escolas, como norte para desenvolver soluções reais para desafios da região onde estão inseridas.
A proposta busca fortalecer a formação integral de crianças e jovens e consolidar o Espírito Santo como referência nacional no ecossistema da Liga Steam.
Para a diretora comercial da Rede Tribuna, Lenise Loureiro, a cerimônia será um momento de apresentar os vencedores e inspirar outras boas práticas educacionais.
“A Rede Tribuna tem como pilar de sua atuação a valorização da educação capixaba. O Prêmio Steam celebra os melhores resultados de escolas e educadores que se destacaram na implementação de conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes integrados para a solução de questões importantes do dia a dia de suas comunidades, com inovação e criatividade”, ressaltou.
Finalista
Comunidade
Entre os finalistas do Conhecer Steam estão os professores Zacarias Almeida Lima e Gean da Silva Clarindo, da escola municipal Professora Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, Vitória.
Eles revelaram que o projeto “Iniciação Maker: a utilização de ferramentas e tecnologias maker para o resgate histórico sociocultural da comunidade de Tabuazeiro” surgiu a partir da implantação da sala maker. Ao lado da diretora Eliane Amorim, Zacarias disse que a proposta aproveita o espaço para integrar o currículo a vivências da comunidade.
Eles também estão na disputa
Conteúdo acessível
O professor de Matemática José Carlos Thompson da Silva e o licenciando em Matemática Gabriel Jordane de Souza Oliveira desenvolveram o projeto “Modelagem e Prototipagem 3D do Cubarítmo para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual no Ensino de Matemática”.
A iniciativa aposta no uso de materiais manipuláveis produzidos em impressora 3D para facilitar a aprendizagem da Matemática. “A proposta é tornar o conteúdo mais acessível, permitindo que o estudante resolva expressões matemáticas de forma dinâmica”, explica José Carlos.
Realidade do campo
O professor de Ciências da escola municipal São Sebastião, em Santa Maria de Jetibá, Valquimar Assis Rocha, é um dos finalistas do Prêmio Conhecer Steam com o projeto “Agrotech: A Irrigação e suas Múltiplas Tecnologias”.
Desenvolvida ao longo do ano, a iniciativa conecta tecnologia, ciência e a realidade do campo em uma escola onde 80% dos alunos são filhos de agricultores familiares. Segundo o professor, o projeto usa a irrigação como tema integrador para discutir sustentabilidade, uso consciente da água e emergência climática.
Saiba mais
Prêmio Conhecer Steam 2025
Em sua 1ª edição, o prêmio tem o objetivo de promover e valorizar a educação por meio da abordagem Steam – que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – em escolas públicas municipais, estaduais e federais no Espírito Santo.
Em uma parceria da Rede Tribuna com a ArcelorMittal, o tema deste ano é “Construir a Minha Comunidade”, voltado para que profissionais apresentem projetos pedagógicos que estimulem nos estudantes o pensamento crítico, a criatividade e a responsabilidade em relação ao entorno em que vivem.
Seleção
Para garantir diversidade de perspectivas no processo de seleção, uma banca avaliadora foi formada por 10 profissionais da área da educação. Dos projetos inscritos, 71 foram selecionados como finalistas.
Divulgação
Vencedores serão conhecidos nesta sexta-feira (19), durante cerimônia que será exibida pelos veículos da Rede Tribuna.
Premiação
Os três melhores projetos receberão incentivo em forma de premiação:
1º lugar - R$ 5 mil.
2º lugar - R$ 3 mil.
3º lugar - R$ 2 mil.
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