Prefeitura abre período de matrículas para 2026 em Cmeis de Vitória
Matrículas em Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos, começam no dia 5 de janeiro de 2026
O período de inscrições para solicitar novas matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Vitória para o ano letivo de 2026 está aberto. O cadastro, que teve inicío na última terça-feira (09), deve ser feito no Sistema de Gestão Escolar (SGE).
As matrículas em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), começam no dia 5 de janeiro de 2026.
Para realizar o cadastro, pais ou responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento do estudante ou passaporte; CPF do estudante; documento de identificação com foto e CPF do responsável legal; Histórico Escolar ou Declaração Escolar de Transferência atualizada, para estudantes a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental e comprovante de residência.
Em casos de estudantes com deficiência ou transtorno do espectro autista, é necessária a apresentação de laudo médico. Já em casos de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, é preciso apresentar a ocorrência policial ou comprovante do processo em curso.
Após o término do cadastramento eletrônico, será emitido um comprovante de solicitação de vaga impresso. Nele constará uma chave individual de identificação para acompanhar a posição na lista de solicitação de vaga.
A consulta pode ser feita no menu educação, pela site: https://transparencia.vitoria.es.gov.br/ ou diretamente na secretaria escolar da unidade de ensino.
As convocações para a matrícula seguem os critérios de ordem de prioridade estabelecida pelo SGE. A efetivação das matrículas acontece entre os dias de 5 a 30 de janeiro, tanto para a Educação Infantil quanto para o EJA.
Confira os critérios de ordem de prioridade
As solicitações de Transferência Interna e Matrícula Nova são posicionadas pelo sistema, de forma automática, em ordem crescente, nas listas de Solicitação de Vaga das unidades de ensino pleiteadas, por grupo etário, na Educação Infantil; por ano escolar, no Ensino Fundamental e por segmento, na modalidade EJA, conforme as seguintes prioridades de matrícula:
I - Prioridade 1: endereço (bairro/logradouro) de residência da criança/estudante, em relação ao endereço da unidade de ensino, conforme Anexos VIII e IX;
II - Prioridade 2: criança/estudante com deficiência e/ou transtorno do espectro autista; criança/estudante cuja mãe está em situação de violência doméstica e familiar; e criança/estudante que tenha irmão(s) estudando na unidade de ensino pleiteada;
III - Prioridade 3: criança/estudante filho de servidor da educação na unidade de ensino em que estiver lotado o seu responsável.
§ 1º O posicionamento das solicitações de vaga é dinâmico, podendo ser alterado a qualquer tempo, na medida em que ocorrem atualização nas informações dos cadastros existentes e/ou novas solicitações de vaga são cadastradas.
§ 2º Qualquer informação equivocada ou desatualizada, inserida nos campos referentes aos critérios de prioridade, pode impactar no posicionamento da criança/estudante na lista de solicitação de vaga.
Período de rematrícula e transferência
Entre os dias 17 de novembro e 5 de dezembro, estudantes já matriculados puderam solicitar as rematrículas e pedidos de transferência interna. A efetivação das solicitações dessas demandas acontece de 05 a 30 de janeiro de 2026.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários