X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

MEC vai disponibilizar internet de graça para universitários


Para dar assistência aos alunos de instituições federais que não têm acesso à internet, o Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem que vai disponibilizar internet gratuita para os alunos em situação de vulnerabilidade.

Imagem ilustrativa da imagem MEC vai disponibilizar internet de graça para universitários
Alunos em situação de vulnerabilidade vão ter internet gratuita |  Foto: Arquivo/AT

De acordo com o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, os alunos serão escolhidos a partir da renda familiar per capita. A expectativa é que a distribuição dos planos de dados aconteça a partir do dia 20 deste mês.

Segundo Vogel, a internet não será livre. Cada instituto ou universidade vai definir quais sites ou sistemas os alunos poderão acessar, sendo de graça para o aluno.

O modelo ainda será definido pelo MEC, mas há duas opções disponíveis. A primeira é: caso o aluno já tenha um plano de internet, ele poderá por meio do plano dele acessar os conteúdos e não será cobrado o valor de sua franquia. A segunda possibilidade seria o estudante adquirir um chip com a instituição de ensino.

Como essa internet será acessada, de que maneira e quando isso vai acontecer ficará a cargo da instituição de ensino.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) respondeu que em relação à disponibilização de internet, a Administração Central da Ufes vai aguardar as diretrizes a serem divulgadas pelo MEC.

Já o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informou que iniciou, desde maio, a realização de atividades pedagógicas não presenciais, por meio de videoaulas e outros meios. Segundo o instituto, a proposta do MEC vai melhorar ainda mais as atividades não presenciais.

O Ifes afirmou ainda que lançou um edital para contratação de pacotes de dados de internet e a viabilização de empréstimo de equipamentos, além de algumas unidades estarem no processo de adquirir tablets para os estudantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: