X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

MEC quer 60% das crianças de até 3 anos em creches

Meta do Plano Nacional de Educação é alcançar o índice em 10 anos; parcela atual é de 37,3%. Texto vai ser debatido no Congresso Nacional


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem MEC quer 60% das crianças de até 3 anos em creches
Aula em creche no município de Vitória: desenvolvimento infantil estimulado com atividades e atenção |  Foto: Fábio Nunes / AT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na última quarta-feira (26), o projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE), o qual tem várias metas e objetivos para a educação brasileira ao longo dos próximos 10 anos. O texto contém 18 objetivos que abrangem questões da educação básica ao ensino superior, e são desdobrados em 58 metas e 253 estratégias.

Um deles é que, até 2034, o índice de matrícula de crianças de até 3 anos de idade em creches seja de 60%. Hoje, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o percentual é de 37,3%, não alcançando a meta de 50% do PNE 2014-2024.

Leia mais sobre Cidades

Para a subsecretária de Gestão Educacional de Vitória, Fabiola Risso, esse objetivo do novo PNE é positivo.

“A etapa da educação infantil, desde a creche (0 a 3 anos) até a pré-escola (4 e 5 anos), promove o desenvolvimento. Na primeiríssima infância, as crianças absorvem muita quantidade de informações”, comentou.

Ela afirmou que essa é uma fase de cuidado e de grande potencial.

“Muitos pesquisadores identificaram que, por estarem em um espaço escolar com crianças da mesma faixa etária, os alunos acabam tendo um desenvolvimento aligeirado, tanto motor quanto na fala.”

A profissional frisou que, nessa etapa, é incentivado o protagonismo dos pequenos, assim como o contato com a leitura e escrita.

Fabíola informou que a prefeitura alcançou a universalização do atendimento da pré-escola. Em relação à creche, atingiu 93% de atendimento da demanda manifesto (pedido das famílias).

Indígenas

O PNE também conta com a previsão da ampliação de oferta de vagas em creches na modalidade de educação escolar indígena, a fim de atender, no mínimo 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência. O projeto de lei será debatido no Congresso.


Fique por dentro

Alguns objetivos

1- Ampliar a oferta de matrículas em creche e universalizar a pré-escola.

2- Garantir a qualidade da oferta de educação infantil.

3- Assegurar a alfabetização ao final do 2º segundo ano do ensino fundamental para todas as crianças, em todas as modalidades educacionais, com inclusão e redução de desigualdades.

4- Assegurar que crianças, adolescentes e jovens em idade escolar obrigatória concluam o ensino fundamental e o ensino médio na idade regular, em todas as modalidades educacionais, com inclusão e redução de desigualdades.

5- Garantir a aprendizagem dos estudantes no ensino fundamental e no ensino médio, em todas as modalidades educacionais, com inclusão e redução de desigualdades.

6- Ampliar a oferta de educação em tempo integral para a rede pública.

7- Promover a educação digital para o uso crítico das tecnologias da informação e da comunicação.

8- Garantir o acesso, a qualidade da oferta e a permanência em todos os níveis, etapas e modalidades na educação escolar indígena, na educação do campo e na educação escolar quilombola.

9- Garantir o acesso, a oferta de atendimento especializado e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial e dos estudantes público-alvo da educação bilíngue de surdos, em todos os níveis, etapas e modalidades.

10- Assegurar a alfabetização e ampliar a conclusão da educação básica para todos os jovens, adultos e idosos.

Fonte: Pesquisa A Tribuna.


Mais escolas de tempo integral na rede pública

Um dos 18 objetivos do novo Plano Nacional de Educação (PNE) é a ampliação da oferta de educação em tempo integral para a rede pública.

Está previsto que 55% das escolas ofereçam a modalidade, atendendo ao menos 40% dos alunos da educação básica até o fim da vigência do plano.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o ensino em tempo integral é uma estratégia para dar ao estudante uma escola mais completa, com jornada estendida e currículo voltado para o desenvolvimento integral.

“É, também, segurança para pais e mães, sabendo que seus filhos estão na escola todo o dia”, afirmou, em matéria publicada pela pasta neste mês.

A subsecretária de Gestão Educacional de Vitória, Fabiola Risso, avaliou de forma bastante positiva a proposta do novo PNE.

De acordo com ela, a oferta de uma educação de qualidade em período integral é benéfica para o estudante.

Modalidade

Na capital, por exemplo, essa modalidade de ensino está crescendo cada vez mais. Em 2021, eram quatro unidades que atuavam com o ensino em tempo integral. Hoje, são 30.

“Acreditamos muito na política do tempo integral, não só na ampliação dentro do espaço escolar, mas também na qualidade e intencionalidade dela para o desenvolvimento integral do sujeito. Queremos que o estudante consiga se tornar uma pessoa autônoma para traçar suas próprias metas. Que ele garanta o protagonismo”, completou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: