X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Mais de 2 mil estudantes comemoram aprovação na Ufes

Vagas foram ofertadas em 57 cursos na universidade do Estado. As matrículas devem ser feitas de amanhã a terça-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 2 mil estudantes comemoram aprovação na Ufes
Laysa Gilles e Corina Delmaestro passaram, respectivamente, em Engenharia Mecânica e em Medicina na Ufes |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

A expectativa deu lugar à comemoração para os candidatos que esperavam o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O Sisu Ufes 2023/2 ofertou 2.217 vagas em 57 cursos.

Leia mais notícias de Cidades aqui 

O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas. As estudantes do pré-vestibular Madan Laysa Gilles Guidi e Corina Delmaestro Claeys, ambas de 19 anos, comemoraram  as aprovações.

Corina define a aprovação em 7º no curso de Medicina como uma conquista.  “Estou bem feliz. É uma conquista. Estava fazendo pré-vestibular no Madan, apesar de no 1º semestre ter sido aprovada em Engenharia Química”.

Já Laysa, aprovada em 3º no curso de Engenharia Mecânica na Ufes,  disse que não pretende entrar na universidade ainda. “Meu objetivo é estudar Engenharia Mecatrônica na  USP. É preciso entender que tudo é um processo e tem de manter o foco. Foi um ano de muita dedicação”, comemora Laysa. 

O universitário João Gallego Goulart Viana, 18, teve um excelente resultado no Enem e garantiu o 2º lugar geral da Ufes no primeiro semestre e o 1º lugar em Engenharia da Computação. 

João, que foi aluno do Darwin desde o 1º ano do ensino fundamental, agora, no segundo semestre, passou em Medicina, com o 2º lugar. 

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 2 mil estudantes comemoram aprovação na Ufes
João Gallego Goulart passou em segundo lugar em Medicina na Ufes |  Foto: Leone Iglesias/AT - 10/02/2023

De acordo com o pai do jovem, Luigi Milhorate Goulart Viana, a família está muito feliz com a nova aprovação, mesmo que João opte por não cursar Medicina. “Somos gratos a Deus pelo seu resultado acadêmico”.

O diretor-geral e professor de Matemática do pré-vestibular Madan, Daniel Rojas Nascimento,  afirma que o Sisu no meio do ano beneficia alunos que não foram aprovados em cursos muito concorridos por poucos pontos e acabaram indo estudar em universidades federais em outros estados.

“Os meninos estão  bem contentes. Porque a gente está falando no resultado (Sisu Ufes 2023/1) de fevereiro   e agora a gente já está no dia 27 de junho”.

Entre as vantagens, Rojas citou a queda na nota de corte de alguns cursos e o preenchimento do número de vagas da universidade. O resultado pode ser consultado no site do Sisu e matrículas devem ser feitas desta quinta-feira (29) à próxima terça (5).

Inscrições para conseguir bolsa

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2023 começaram na terça-feira (27)e vão até esta sexta-feira (30), pelo site https://acessounico.mec.gov.br/prouni.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.

Para se inscrever, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ou 2022, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na Redação.

É preciso ter ensino médio (em escola pública ou particular). Há vagas para pessoas com deficiência e professores da rede pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.980). Para bolsas parciais, o limite da renda familiar per capita é de três salários mínimos (R$ 3.960).

Professores da rede pública   podem pleitear vagas em cursos de licenciatura e pedagogia sem a necessidade de se encaixar nos critérios de renda. A primeira chamada é na terça-feira, e a segunda, dia 24 de julho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: