Famílias dão apoio emocional aos filhos no Enem
Muitas famílias aguardam o último minuto até os filhos acessarem o local de prova
Escute essa reportagem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das fases mais importantes da trajetória de vida de milhares de adolescentes. Neste domingo (10), os capixabas fazem as provas de Matemática e de Ciências da Natureza, e, para acalmar os estudantes, muitas famílias ficaram o último minuto até os filhos acessarem o local de prova.
União familiar
É o caso, por exemplo, da administradora Fernanda Pádua Cinini, 47, que levou a filha Valentina Pádua Cinini, 17, até a Faculdade Estácio de Sá de Vitória, em Jardim Camburi, para prestar o exame. A jovem compartilha a importância de ter a mãe ao lado em um momento tão delicado da adolescência.
“Eu estou muito tranquila para a prova porque já me preparei bastante. Estudei com foco, e, agora, é só esperar o resultado. Sempre quis fazer Psicologia e desde o início do ano venho me dedicando para isso. Não é a minha primeira vez no Enem, mas me sinto mais preparada. Ter a minha mãe ao meu lado me dá muita segurança e me deixa mais calma e focada”.
Para a mãe, fazer parte deste momento é um dever das famílias. “Minha filha é o meu orgulho. Fico feliz por compartilhar e apoiar ela nesse momento. Tenho certeza de que ela se sairá bem”.
Enem das famílias
Quando um filho vive o momento de se preparar para o Enem, toda a família faz o Enem. Pelo menos, é dessa forma que a assistente administrativo Claudia Giuberti, 54, e o personal trainer Victor Calasans, 50, enxergam a importância do apoio familiar à filha Maria Victoria Giuberti, 17, que faz o Enem hoje para tentar uma vaga no curso de Farmácia.
Para os pais, estar ao lado da estudante é uma demonstração de amor. “Estamos aqui para demonstrar a ela que, em todos os momentos da vida, estaremos juntos. Acho essencial que as famílias abracem os filhos durante o período da escolha profissional e do vestibular. É algo que, sem dúvidas, deixa o adolescente mais seguro”, opina Claudia.
Autoestima
Minutos antes de entrar no local de prova, o estudante Caio Zanotti Lima, 16, quis registrar o apoio dos pais Sandra Zanotti, 65, e Audir Lima, 66, em uma selfie. O jovem tentará uma vaga em Medicina e diz que o apoio familiar é fundamental para deixá-lo confiante para a prova.
“Fico mais calmo e me sinto mais confiante. Ter o apoio dos meus pais é algo que aumenta a minha autoestima e, com certeza, isso se reflete na prova. Sem apoio, dificilmente alguém consegue fazer uma boa prova. Meus pais compartilham o meu sonho comigo”.
Comentários