X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Famílias dão apoio emocional aos filhos no Enem

Muitas famílias aguardam o último minuto até os filhos acessarem o local de prova


Ouvir

Escute essa reportagem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das fases mais importantes da trajetória de vida de milhares de adolescentes. Neste domingo (10), os capixabas fazem as provas de Matemática e de Ciências da Natureza, e, para acalmar os estudantes, muitas famílias ficaram o último minuto até os filhos acessarem o local de prova.

União familiar

Imagem ilustrativa da imagem Famílias dão apoio emocional aos filhos no Enem
"Ter a minha mãe ao meu lado me dá muita segurança", revela Valentina |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

É o caso, por exemplo, da administradora Fernanda Pádua Cinini, 47, que levou a filha Valentina Pádua Cinini, 17, até a Faculdade Estácio de Sá de Vitória, em Jardim Camburi, para prestar o exame. A jovem compartilha a importância de ter a mãe ao lado em um momento tão delicado da adolescência.

“Eu estou muito tranquila para a prova porque já me preparei bastante. Estudei com foco, e, agora, é só esperar o resultado. Sempre quis fazer Psicologia e desde o início do ano venho me dedicando para isso. Não é a minha primeira vez no Enem, mas me sinto mais preparada. Ter a minha mãe ao meu lado me dá muita segurança e me deixa mais calma e focada”.

Para a mãe, fazer parte deste momento é um dever das famílias. “Minha filha é o meu orgulho. Fico feliz por compartilhar e apoiar ela nesse momento. Tenho certeza de que ela se sairá bem”.

Enem das famílias

Imagem ilustrativa da imagem Famílias dão apoio emocional aos filhos no Enem
"Acho essencial que as famílias abracem os filhos durante o período da escolha profissional e do vestibular", opina Claudia |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Quando um filho vive o momento de se preparar para o Enem, toda a família faz o Enem. Pelo menos, é dessa forma que a assistente administrativo Claudia Giuberti, 54, e o personal trainer Victor Calasans, 50, enxergam a importância do apoio familiar à filha Maria Victoria Giuberti, 17, que faz o Enem hoje para tentar uma vaga no curso de Farmácia.

Para os pais, estar ao lado da estudante é uma demonstração de amor. “Estamos aqui para demonstrar a ela que, em todos os momentos da vida, estaremos juntos. Acho essencial que as famílias abracem os filhos durante o período da escolha profissional e do vestibular. É algo que, sem dúvidas, deixa o adolescente mais seguro”, opina Claudia.

Autoestima

Imagem ilustrativa da imagem Famílias dão apoio emocional aos filhos no Enem
"Meus pais compartilham o meu sonho comigo”, conta Caio |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Minutos antes de entrar no local de prova, o estudante Caio Zanotti Lima, 16, quis registrar o apoio dos pais Sandra Zanotti, 65, e Audir Lima, 66, em uma selfie. O jovem tentará uma vaga em Medicina e diz que o apoio familiar é fundamental para deixá-lo confiante para a prova.

“Fico mais calmo e me sinto mais confiante. Ter o apoio dos meus pais é algo que aumenta a minha autoestima e, com certeza, isso se reflete na prova. Sem apoio, dificilmente alguém consegue fazer uma boa prova. Meus pais compartilham o meu sonho comigo”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: