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Educação

Estudantes do ES comemoram alta pontuação no Enem

Alunos que se deram bem vibraram com o resultado no exame, que é a principal porta de entrada para universidades no País


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Imagem ilustrativa da imagem Estudantes do ES comemoram alta pontuação no Enem
Gabriel Mazzini, de 18 anos, alcançou 980 pontos na prova de Redação |  Foto: Fábio Nunes/AT

O resultado da dedicação aos estudos foi divulgado nessa segunda-feira (13) para mais de 50 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro do ano passado.

Estudantes que se deram bem comemoraram a pontuação, que é a principal porta de entrada para universidades no País.

Uma das notas mais esperadas – a de Redação – teve apenas 12 estudantes em todo o País com a nota máxima, de 1.000 pontos. No Espírito Santo, nenhum concorrente atingiu esse patamar.

No entanto, algumas feras nos estudos comemoraram pontuações muito próximas, consideradas excelentes por professores.

É o caso de Gabriel Mazzini, de 18 anos. Ele alcançou 980 pontos na Redação nesta edição. Mas os resultados já impressionavam desde o ano anterior, quando fez 960 pontos ainda na 2ª série do ensino médio.

“Como já tinha feito uma boa pontuação antes, optei por fazer um curso de Redação este ano para manter o desempenho, aprender técnicas novas para elaborar textos mais rápidos e com maior confiança. Deu certo”, comemorou.

Gabriel revelou que ainda não definiu em qual curso irá se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), mas ele acredita que a nota que tirou pode ser suficiente para passar no curso que escolher.

“De qualquer forma, estou muito feliz com o desempenho. Estudo diariamente desde o 6º ano. Então, este ano, não precisei virar noites estudando. Mantive uma rotina de estudos”.

O estudante Eduardo De Angeli, de 18 anos, também comemorou a pontuação.

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Eduardo De Angeli, de 18 anos, pretende agora conquistar uma vaga no curso de Direito na USP ou na Ufes |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

“Esse é o meu terceiro ano fazendo o Enem, mas o primeiro para valer. Quando estava na 1ª série do ensino médio, tirei 900. Na 2ª, 940. Neste Enem eu consegui aumentar para 960”, disse.

“Fiquei feliz, pois era o que eu estava torcendo para tirar. Fiz curso de Redação justamente porque eu sabia que era uma matéria importante e que eu precisava ter constância para praticar ao longo do ano todo”.

Nos planos agora, ele pretende conquistar uma vaga no curso de Direito na Universidade de São Paulo (USP) ou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“Quero fazer Medicina”

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes do ES comemoram alta pontuação no Enem
Luiza Izaita Pinto Sava comemorou a pontuação no Enem |  Foto: Douglas Schneider/at - 07/02/202

Colecionadora de resultados de destaque em olimpíadas e concursos em diversas áreas, incluindo de Português e de Linguagens, a estudante e Luiza Izaita Pinto Sava comemorou a pontuação no Enem.

Na Redação, a estudante de 18 anos conseguiu 980 pontos. “Comecei a estudar Redação desde muito nova. No 2º ano, quando fiz como treineira, eu já tinha tirado 960. No ano passado, resolvi fazer cursinho de Redação para aumentar a nota, pois sei que conta muito. Quero fazer Medicina na Ufes”.

Média de notas aumentou

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, divulgados nessa segunda, apontaram aumento na média geral dos estudantes do País.

Em 2024, a média foi de 546 pontos, sendo que em 2023 foi 543. No entanto, ao olhar as quatro áreas separadamente, as notas caíram nas provas objetivas de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Subindo 12 pontos em Linguagens e 15 pontos em Redação.

O diretor do Madan, Daniel Rojas, destacou que tem percebido uma queda em relação ao ano anterior, nas notas do TRI (Teoria de Resposta ao Item) – modelo matemático pelo qual o exame é corrigido. “Tivemos alunos com uma quantidade de acertos alta e com uma nota de TRI menor. A percepção que se tem é que tem menos pessoas com notas TRI acima de 800 pontos de média este ano”.

Ele destacou que isso pode fazer com que algumas instituições possam ter uma nota de corte menor.

O professor de Gramática e Redação Carlos Lima destacou que menos estudantes têm conseguindo alcançar a nota máxima. “Os estudantes precisam aprender de fato a escrever uma redação original. É preciso aprender a pensar, usar as ideias de maneira mais organizadas e adequadas ao tema”.

Para ele, estudantes que insistem hoje em usar modelos prontos, citações “coringas” e genéricas, com repertório limitado, têm alcançado notas menores.

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