X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Estudantes bloqueiam portões da Ufes contra cortes na Educação

Universidade confirmou que não vai funcionar nesta quinta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes bloqueiam portões da Ufes contra cortes na Educação
Alunos bloqueando as entradas para a Universidade, em Vitória |  Foto: Reprodução/Instagram @dceufes

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) amanheceu, nesta quinta-feira (8), com os prédios vazios nos campi de Goiabeiras e Maruípe, após uma manifestação de estudantes contra o congelamento de pagamentos do Ministério da Educação (MEC) feito pelo Governo Federal. 

Nesta quarta (7), após se reunirem, os estudantes avisaram nas redes sociais, que hoje seria dia de manifestação contra a medida e que bloqueariam as entradas da universidade. No Twitter, o Centro Acadêmico Livre de Arquitetura e Urbanismo (Calau) foi uma das páginas que fez o anúncio.

"Portões da Ufes estarão fechados amanhã (quinta-feira, 8)! Em resposta aos cortes, foi decidido na Assembleia de hoje que os portões de entrada da Ufes serão bloqueados. Decisão está em concordância com a mobilização da UNE (União Nacional dos Estudantes) que define paralisação nacional amanhã!", diz a postagem.

Na última semana, o governo anunciou que congelaria os pagamentos do Ministério da Educação (MEC) e, com a medida, o pagamento de mais de 200 mil bolsas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está paralisado. 

No Instagram, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes informou que os campi de São Mateus e Alegre também estão participando da ação. De acordo com o diretório, a manifestação é uma forma de reivindicar o direitos e  políticas de permanências para continuar as suas pesquisas e trabalhos acadêmicos.

Segundo eles, mais de 5 mil pesquisadores e estudantes vão ficar sem acesso à bolsa e ao auxílio, que garantem a permanência deles na universidade, após "corte de R$ 6 milhões do orçamento" da Ufes.

Em um comunicado publicado em seu site oficial, a Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo apenas informou que as atividades acadêmicas e administrativas dos campi de Goiabeiras e Maruípe estão suspensas, nesta quinta-feira (8), devido ao bloqueio dos acessos a esses locais.

Na manhã desta quinta (8), o nome "Ufes" aparece nos Trending Topics do Twitter. Veja alguns comentários:

Corte de gastos

De acordo com a Agência Folhapress, o governo de Jair Bolsonaro congelou todos os pagamentos do Ministério da Educação (MEC), no último dia 1º, quando ele também reverteu o bloqueio de limites de empenho (reserva de dinheiro) para universidades e institutos federais. A decisão inclui todas as universidades vinculadas à rede federal, inclusive a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

"Mensagem do Tesouro Nacional encaminhada ao MEC e unidades, de 19h37 desta quinta-feira (1º), indica que o governo 'zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias (Anexo II do DPOF) do Ministério da Educação - MEC previsto para o mês de dezembro'. As despesas discricionárias não incluem gastos obrigatórios, como salários", diz a matéria da agência.

Com a medida, o pagamento de mais de 200 mil bolsas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está paralisado.

Ainda de acordo com eles, a decisão da equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) atende ao decreto nº 11.269, de 30 de novembro de 2022. Decisão que fala sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma de execução mensal de desembolso do Poder Executivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: