X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Especialistas ensinam a conquistar bolsas para estudar em 15 países

Busca por um diploma internacional tem aumentado, mesmo durante a crise da pandemia


A cada ano, o número de brasileiros morando fora do Brasil aumenta. E uma das principais portas de entrada para países como Estados Unidos (EUA), Canadá, Portugal e Reino Unido é  a oportunidade de estudo.

Seja a chance de fazer uma graduação ou uma pós-graduação,  a busca tem aumentando nos últimos anos, mesmo com a pandemia  e, segundo os especialistas, há oportunidades de conquistar o diploma internacional com bolsas parciais, de graça e até ganhando  ajuda de custo. 

Mas os profissionais com expertise no assunto alertam: são muitas opções, porém é preciso ter paciência e pesquisar.

“Há oportunidades de bolsa para os mais diversos perfis, mas é importante entender que, para ganhar uma bolsa,  é preciso ter algo interessante a oferecer, seja   experiência profissional, notas altas ou uma história de vida que vai ter muito a agregar naquela instituição”, explica a  fundadora do Partiu Intercâmbio, Bruna Passos Amaral. 

E continua: “Será  importante ter paciência porque a busca leva tempo e as candidaturas também. É preciso ter flexibilidade em termos de destino e  cursos  para encontrar boas oportunidades”.

E vários tipos de bolsas são oferecidas a alunos estrangeiros. Bolsas por mérito, onde são avaliados os feitos do aluno em áreas específicas e  não apenas as notas; por questões financeiras e até para atletas e artistas. 

“Treinamos o futebol, temos o acompanhamento acadêmico dos alunos e vamos buscando as oportunidades para a bolsa de atleta de acordo com o perfil deles. É preciso ter um bom nível de inglês e de futebol”, diz  o coordenador do Overtime Academy, Ramon Alves.  

O ideal é que a preparação seja encarada mais como uma maratona do que como uma corrida de 100 metros rasos, segundo o coordenador do ensino médio   Caio Simas, da escola Eleva Barra.

“Portanto, desde o início do ensino médio, é importante que os alunos comecem a buscar entender as aulas que mais gostam, suas principais características, possíveis cursos que desejam e construir um percurso sólido  em notas e experiências”.

“Passei em 5 universidades”

O professor e coordenador de projetos  Angelo Muniz  Santos, 30, acaba de voltar dos EUA  depois de terminar o mestrado  com bolsa na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.  

Ele conta que nem pensava nessa possibilidade e hoje   alerta aos alunos, independente da renda e realidade, que é possível.

“Sempre achei que era um sonho distante da minha realidade. Achava que era caro, que nunca ia passar.  Mas  tive a oportunidade de participar de um processo que pagou e orientou todas as etapas para que eu conseguisse passar em cinco universidades e em duas delas consegui bolsa de 100%. Pude escolher qual queria”.

Imagem ilustrativa da imagem Especialistas ensinam a conquistar bolsas para estudar em 15 países
|  Foto: © Divulgação

DICAS

Passo 1: Autoconhecimento 

A primeira coisa para conseguir estudar fora é se autoconhecer, saber suas facilidades, dificuldades, afinidades, perfil financeiro e motivações. Esse conhecimento será necessário para se apresentar às universidades e  direcionar a pesquisa de vagas.  

Passo 2: Pesquise

Existem vários tipos de bolsas de estudos sendo oferecidas em países diferentes. Muitas instituições procuram perfis específicos para concorrer.  Há  bolsas por necessidade financeira, que podem ser parciais ou de 100%. Ainda há opções que   dão ajuda de custo a esses estudantes. 

Há também bolsas por mérito, que pode ser acadêmico, esportivo, musical, artístico, entre outros.

Pesquise sobre  bolsas,  requisitos,  valores e também sobre o país. Alguns têm regras rígidas quanto a questões culturais, outros têm  clima bem diferente do Brasil. É importante conhecer  o lugar que se pretende ir.

Passo 3: Prepare-se!

Grande parte das bolsas abre vagas todos os anos e quase sempre os critérios de seleção são os mesmos. Então, planejamento é fundamental! Liste o que  cada vaga que deseja precisa, e coloque ordem de prioridade e tempo para realizar. 

Dedique e planeje tempo para as cartas de apresentação e recomendação, assim como para as certificações de inglês, que são pontos comuns para muitas vagas. 

Passo 4: Não desista! 

Não desista nas primeiras recusas. Olhe para experiência como aprendizado e não tenha medo de se inscrever. Procure ajuda  de especialistas e professores se necessário. 

Fonte: Especialistas consultados.

“Traçamos um plano”

O estudante Rafael Sá, 17, está preparando as malas para estudar  e jogar futebol nos Estados Unidos. Ele conseguiu uma bolsa atleta na University of Northwestern Ohio para cursar Business Administration and Management. Mas  ele contou que a preparação e pesquisa para isso começou bem antes.  

“Tinha esse pensamento de estudar fora já há algum tempo. Então, eu e meus pais traçamos um plano desde o início e hoje está se tornando realidade”, comemora.

Imagem ilustrativa da imagem Especialistas ensinam a conquistar bolsas para estudar em 15 países
Rafael Sá, de 17 anos |  Foto: Leone Iglesias/AT

Notas do Enem são aceitas na Europa

O sonho de fazer uma graduação  fora do Brasil pode parecer distante para muitos alunos que estão no ensino médio. Mas em muitas oportunidades não é necessário nem estudar para vestibulares de fora. Há mais de 50 universidades  na Europa, EUA e Canadá que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  e concedem bolsas para brasileiros. 

Cada país tem sua exigência e modelo de aplicação para as notas do Enem. Por isso, é preciso pesquisar com atenção. 

“Aceitam a nota do Enem universidades de Portugal devido a acordos entre os governos brasileiro e português. Universidades na França, como a Université Paris-Saclay, e também  no Reino Unido e na Irlanda são alguns dos exemplos”, ressalta o diretor da Academy Abroad  e FHE Ventures,  Rafael Kenji Hamada.

Para os alunos que querem a pós-graduação, existem vários programas das agências de fomento às pesquisas brasileiras,  de bolsas para mestrado e doutorado. Rafael explica que o  processo seletivo depende da instituição. 

“É importante o candidato ler com muita atenção os editais, até mesmo para saber detalhes sobre custo, que varia muito em cada cidade e universidade. O candidato precisa se antecipar para entender cada detalhe do edital e iniciar  sua preparação para o intercâmbio ou a transição de carreira para outro país com um ou dois anos antes”.

A orientadora da EducationUSA PUC-Rio, Marina Martins-Ide, diz que os alunos de graduação procuram muito por oportunidades nos EUA por causa das possibilidades de carreiras. 

“São cursos e estudos  diferenciados, como computação, games, áreas específicas que não vemos tanto no Brasil. Outra coisa é a possibilidade de passar os primeiros dois anos fazendo diversas áreas e só depois  desse período  decidir  em qual quer especializar. Na pós-graduação, a expectativa é ter uma experiência fora e fazer network”. 

A fundadora do Partiu Intercâmbio, Bruna Passos Amaral, lembra ainda que, seja qual for a escolha do curso, se a intenção for voltar para o Brasil, é preciso pensar na forma de revalidar  o diploma depois. “Os processos de validação dependem da área de graduação e do objetivo com o diploma, no caso da pós-graduação”.

De malas prontas para a Itália

O universitário Enzo Lima Pezzin, 18, está de malas prontas para a Itália. Ele acaba de receber a notícia de que conseguiu uma vaga na Universidade de Veneza. As aulas começam no dia 3 de outubro. 

“A preparação começou com um incentivo do meu pai, que aos poucos foi virando meu sonho de ir estudar na Itália. Sempre tivemos um maior interesse na Itália. Comecei a estudar italiano em fevereiro e pesquisar sobre as melhores faculdades italianas de arquitetura”. 

Ele contou que pesquisou todas as informações,  comprou apostilas e começou a estudar. “Me diverti muito, pois mesmo que tenha sido uma prova em italiano, é uma língua que eu gosto muito e as disciplinas são matérias que eu gosto”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem Especialistas ensinam a conquistar bolsas para estudar em 15 países
Enzo Lima Pezzin, de 18 anos |  Foto: Leone Iglesias/AT

Alunas em ritmo de preparação

As estudantes Paula Saian Bueno Novaes, 17, e Catarina Barros Bastos Santos, 17 , já começaram a preparar os processos seletivos de universidades fora do País.

Paula se prepara para as faculdades do Reino Unido e quer cursar Neurociência. Já Catarina pensa nas instituições dos Estados Unidos e quer fazer curso na área da computação e tecnologia. 

“A expectativa está bem alta. É uma coisa que a gente se prepara muito tempo para conseguir”, contou Catarina.

Imagem ilustrativa da imagem Especialistas ensinam a conquistar bolsas para estudar em 15 países
Catarina Barros Bastos Santos e Paula Saian Bueno Novaes |  Foto: Douglas Schneider/AT

ALGUMAS OPORTUNIDADES

1) Estados Unidos

> Berea College

A instituição oferece estudos em diversas áreas para quem deseja fazer faculdade nos EUA. São avaliados  desempenho no ensino médio, perfil de liderança, motivação e experiência com serviços comunitários, entre outros aspectos.   

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário de inscrição internacional para admissão de bolsa de estudos, enviar carta de apresentação, formulários de recomendação preenchidos por um professor, e outros documentos.  A documentação deverá ser enviada para o escritório de admissões do Berea College online no site da universidade berea.edu/admissions/applying-for-admission

As inscrições abrem neste mês e  vão até o dia 15 de outubro.  

> American University 

A universidade está com inscrições abertas para seu programa de bolsas “Emerging Global Leader”. A bolsa é voltada para estudantes que desejam retornar ao Brasil e que sejam dedicados à mudança social. As inscrições vão até 15 de dezembro.

Os interessados devem enviar a documentação e ter proficiência em inglês comprovada. Informações no site  bit.ly/3Jyeumf.

2) Alemanha

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

é a  maior organização do mundo em programas de intercâmbio de estudantes e pesquisadores, segundo os especialistas. As bolsas, geralmente, são oferecidas em parceria com cursos acadêmicos ou para indivíduos ligados à universidades. Informações: www.daad.org.br/pt.

3) Reino Unido

Programa Chevening

Até 1º de novembro estão abertas as inscrições de  bolsas para quem deseja  fazer mestrado no Reino Unido no Programa Chevening. O programa abrange todas as áreas de estudo e conhecimento.

As bolsas são pagas pelo Ministério das Relações Exteriores britânico e outras organizações, e cobrem todos os custos, incluindo  taxas universitárias, passagens e visto, e uma quantia mensal durante a duração do programa.

Para concorrer às bolsas é necessário ter graduação completa,  dois anos de experiência de trabalho, incluindo estágio, escolher três cursos de mestrado em qualquer área, entre outros requisitos.  Não exige comprovação de proficiência em inglês. Informações: bit.ly/2KIy8xC.

4) Suécia 

Swedish Institute para Profissionais Globais

O programa oferece, para jovens líderes, bolsa para fazer mestrado com duração de um ano, podendo ser prorrogado caso o curso escolhido seja de dois anos.

O candidato deve comprovar sua experiência profissional (mínimo 3 mil horas de trabalho)   como líder. Além disso, é preciso seguir as etapas do processo de admissão da universidade e ser aceito em um curso. No site si.se/en/apply/scholarships.

5) Israel 

Instituto Weizmann de Ciências (WIS)

Bolsa integral de pós-doutorado exclusiva para brasileiros das áreas de Matemática, Física, Química e Biologia que queiram  desenvolver projetos de pesquisa com interfaces com as Ciências da Vida e da Saúde. 

As bolsas do programa têm duração de 3 anos no campus do WIS, em Rehovot, Israel. O programa é uma parceria da WIS e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Os candidatos precisam ter ou graduação em Medicina ou doutorado em área da Biologia, Química, Física ou Matemática, entre outros requisitos. 

Os interessados devem buscar a aceitação de um cientista do Instituto Weizmann e enviar uma inscrição formal. Mais detalhes no site   rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/. Inscrições   até dia 14 de outubro.  

6) Canadá

Universidade de Toronto

O Lester B. Pearson International Scholarships é um programa anual da Universidade de Toronto que oferece bolsas para graduação no Canadá e  busca reconhecer jovens que apresentem bom desempenho, criatividade e espírito de liderança.

A prioridade é para alunos que tenham  forte ligação com suas comunidades e potencial para contribuir positivamente com elas e com o mundo. As bolsas  são integrais e cobrem a mensalidade da universidade, os livros, as taxas e residência por 4 anos. 

Para se candidatar, é preciso estar no último ano da escola ou se formar depois de junho de 2022, além de ser bom aluno e comprovar  conhecimento suficiente de inglês com certificação. Informações: future.utoronto.ca/pearson/about.

7) Austrália 

Universidade de Nova Gales do Sul

O programa International Scientia Coursework Scholarship contempla taxa escolar completa para graduação ou pós. Oferece bolsas com desconto de 20 mil dólares em todos os anos do curso na Austrália. É preciso fazer  uma candidatura paralela à inscrição no curso de interesse. Informações pelo site bit.ly/3zCnNgr.

8) Espanha

Becas Santander Universidades

O programa de mobilidade acadêmica do Banco Santander oferece durante todo o ano bolsas de estudo para graduação, pós-graduação e cursos de curta duração  em universidades em todo o mundo. As principais oportunidades com inscrições  para brasileiros são para as universidades da Espanha. Mais detalhes sobre as bolsas pelo  site becas-santander.com/pt_br/index.html.  

9) Áustria

Programa Capes/IIASA de Doutorado Sanduíche

O programa é do governo federal e seleciona estudantes de doutorado vinculados à instituições de ensino superior brasileiras para realização de estágio em pesquisa de doutorado no IIASA, nas áreas de ciência e tecnologia, agricultura, meio ambiente, ciências naturais e análise de energia e recursos de sistemas. Com duração de 3 meses a um ano. Mais informações pelo site  bit.ly/3oXezGv. 

10) Cazaquistão

Programa Kazakhstan Scholarships

O Ministério da Educação e Ciência da República do Cazaquistão está com inscrições abertas para o  programa Kazakhstan Scholarships for International Students 2021 (Bolsas de estudo do Cazaquistão para Estudantes internacionais)  em  18 universidades do país.

As bolsas são para os programas de graduação, mestrado e doutorado, e cobrem todos os gastos com mensalidade e taxas. Os benefícios incluem  auxílio mensal que varia   com o progresso acadêmico do estudante. 

É preciso  documentação de nível de educação anterior, com histórico escolar, carta  motivacional, carta de recomendação, atestados médicos, entre outros.  Os documentos devem ser enviados com tradução certificada em inglês, russo ou cazaque. Informações: bit.ly/3Jz1htc.

11) Holanda

Universidade de Twente 

A instituição está com inscrições abertas para bolsas de estudo para programas de mestrado que iniciam no ano letivo em 2023/24. Os cursos podem ter duração de um ou dois anos.

O critério de seleção  considera o mérito acadêmico na graduação e é preciso apresentar  documentação pessoal e escolar, exame  GPA (Grade Point Average), projeto de pesquisa, entre outros.  As inscrições podem ser feitas entre os dias 15 de outubro de 2022 e 1º de fevereiro de 2023, no site da instituição. Informações: www.utwente.nl.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: