“Enem dos professores” registra 65% de aprovados
Um total de 760 mil professores fizeram a prova, sendo que 492 mil atingiram o padrão de proficiência e estão aptos a lecionar
Um balanço do Ministério da Educação (MEC) mostra que 65% dos participantes na Prova Nacional Docente (PND) 2025, conhecida como “Enem dos professores”, foram aprovados.
Dos mais de 760 mil participantes, 492 mil atingiram o padrão de proficiência e estão aptos a lecionar. De acordo com o MEC, esse volume supera a estimativa da procura anual do País por novos docentes, calculada em cerca de 118 mil professores por ano.
“O elevado número de docentes aprovados na prova é positivo para a educação. No Espírito Santo, os resultados podem indicar avanços nos processos formativos das licenciaturas”, destacou a psicopedagoga Vanessa Cavalcante.
A PND, criada em fevereiro do ano passado e a prova aplicada em outubro, teve mais de um milhão de inscritos, e era necessário atingir pelo menos 50 pontos da escala que vai até 100 para ser considerado apto a lecionar.
“O PND tem por objetivo unificar, desburocratizar e qualificar a seleção de professores para as redes públicas da educação básica em todo o País”, afirmou a psicopedagoga Penha Peterli.
De todas as áreas de licenciatura avaliadas, matemática registrou o pior desempenho, e ciências humanas, o melhor. A prova pode ser utilizada como uma ferramenta para sanar essas carências, aponta o psicopedagogo Renato Oliveira.
“A partir desses primeiros resultados do PND, as instituições de ensino vão verificar os campos avaliados que tiveram o maior índice de fracasso, e focarão no reforço desses conteúdos, o que promoverá redução das carências constatadas”, apontou.
A prova também deve funcionar como um auto diagnóstico para graduandos em licenciaturas, explica Cleomara Maria Schwartz, professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
“O Enem dos professores é um diagnóstico para quem está se formando. É um subsídio para que ele avalie o próprio rendimento, além de mostrar como está o perfil profissional dos formandos em cursos de licenciatura no Brasil”, disse.
Procurada, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou que mantém adesão à Prova Nacional Docente, dada a importância desta ação do governo federal voltada ao fortalecimento das políticas de formação e valorização dos professores.
A pasta reforça que ações voltadas à formação e qualificação docente contribuem para o fortalecimento da educação pública e para a melhoria da aprendizagem.
Os resultados
Mais de 1 milhão de inscritos
- A PND teve 1.087.359 inscritos e 70% de comparecimento efetivo no dia do exame.
- 65% dos participantes na Prova Nacional Docente (PND) 2025 foram considerados proficientes, ou seja, alcançaram o rendimento de pelo menos 50 pontos da escala que vai até 100 pontos.
- Os dados foram divulgados na quarta-feira (20), junto dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas.
- Dos 760.118 participantes, 492 mil atingiram o padrão de proficiência e estão aptos a lecionar. De acordo com o MEC, este volume supera a estimativa da procura anual do País por novos docentes, calculada em cerca de 118 mil professores por ano.
Desempenho por área
- Das 17 áreas de licenciatura avaliadas na PND, matemática registrou o pior desempenho: apenas 45,9% de estudantes com proficiência.
- De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 53.031 mil professores da disciplina participaram da prova.
- Os resultados apresentados destacam que a área de ciências humanas teve o melhor resultado, com 80,2% dos participantes proficientes na PND.
- Já o curso de Pedagogia teve 62,8% dos participantes proficientes.
Padrões de avaliação
A proficiência da prova foi dividida em dois níveis, que dependem do desempenho do professor na PND.
- Padrão 1: que corresponde à atuação profissional em um nível inicial, com competências básicas consolidadas.
- Padrão 2: referente a uma atuação consistente do professor e indica que o docente tem fundamentação teórico-prática consolidada, sendo capaz de planejar, aplicar metodologias e avaliações, com maior autonomia pedagógica.
Exame anual
A Prova Nacional Docente é um exame anual, feito pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O produto corresponde à avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro de 2025, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência de todo o território nacional.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários