Enem 2025: cinco dicas essenciais para a prova de Matemática
Ler o enunciado da questão com calma e fazer as contas com tranquilidade é fundamental, diz professor
Em dois dias, candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irão se deparar com a aguardada prova de Matemática e suas Tecnologias. Será que eles estão preparados?
Ao jornal A Tribuna, o professor de Matemática da Escola Madan, Daniel Rojas, deu cinco dicas essenciais para essa avaliação. De início, ele afirmou que ainda dá tempo de manter uma rotina de estudos com a revisão de conteúdos hoje. Já amanhã, o ideal é descansar.
“Se o aluno quiser rever algo, que seja bem de leve. Também é fundamental que ele tente não fazer uma mudança radical na rotina, como fazer um passeio cansativo, ficar o dia todo na praia, por exemplo, ou mesmo fazer uma atividade física exaustiva”.
No momento do exame, Daniel explicou que o aluno deve evitar errar por “bobeira”.
“É necessário ler o enunciado com calma, coletar todos os dados e fazer todas as contas com calma, porque realmente ele pode ler algo trocado. Por exemplo, a questão fornece a medida do diâmetro e ele entendeu como medida do raio. Isso acontece devido a uma leitura rápida ou por cansaço também”.
Uma outra orientação é o candidato saber controlar o tempo. “E a principal forma é escolher as questões que vai fazer primeiro. Obviamente, devem ser aquelas que são mais fáceis na visão dele”.
Rojas indicou que o estudante deve folhear a prova inteira antes de iniciar as resoluções, identificando as menos difíceis e não ficando preso a resolver os exercícios linearmente a partir da primeira questão.
Ao se tratar de tempo, outra sugestão é se atentar no momento de preencher o gabarito. “Pode ser que ele preencha no final, mas tem que ser em um tempo suficiente para ele passar as questões com cuidado e calma”.
Ele recomendou que o aluno mantenha a página de rascunho organizada. “Se ele fizer em qualquer espaço da página, o espaço em branco pode acabar”. Também é aconselhável que o aluno escreva o número da questão no rascunho, pois caso precise pulá-la devido à dificuldade, volte para ela posteriormente e dê continuidade à resolução.
Rojas participou de um podcast para comentar sobre a prova de Matemática disponível no canal Tribuna Online, no YouTube.
Fique por dentro
Prova de Matemática
A prova de Matemática e suas Tecnologias será aplicada neste domingo (16), contendo 45 questões.
Professor de Matemática da Escola Madan, Daniel Rojas comentou sobre a avaliação de sua área de ensino.
O que esperar da prova de Matemática?
Ao longo dos anos, a prova de Matemática se tornou mais conteudista, porém o padrão não mudou em relação ao estilo e tamanho das questões.
Os exercícios costumam trazer contextos do cotidiano, tabelas, gráficos e situações complexas que exigem interpretação cuidadosa.
Quais conteúdos têm a tendência de cair?
Geometria, principalmente geometria plana e espacial.
Álgebra, envolvendo funções (especialmente de primeiro e segundo grau), análise combinatória e probabilidade.
A prova de Matemática também cobra exercícios de aritmética básica, os quais envolvem análises de fração, e razão e proporção, por exemplo.
A confiança é essencial
A preparação psicológica para a realização do Enem é um fator importante para o sucesso do estudante. É ideal que o aluno reconheça e fale para si mesmo que se esforçou ao longo do ano e vá para o exame confiante. Isso faz toda a diferença.
Dica de ouro
A principal dica é o aluno fazer as questões mais fáceis e controlar o tempo. Isso faz toda a diferença.
Bicho de Sete Cabeças
Para Daniel Rojas, o Bicho de Sete Cabeças é mais relacionado à forma como os estudantes se preparam para o Enem do que à questão em si. O ideal é saber o mínimo de cada disciplina.
Muitos alunos estudam exclusivamente para a prova de Enem, e não para outros vestibulares, e assim, acabam deixando de estudar conteúdos que são menos cobrados.
Quando cai uma questão de logaritmo, por exemplo, geralmente é uma cobrando um conceito básico. Se ele negligencia essa matéria, com certeza a achará difícil.
Enem
Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No próximo domingo serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (que envolve as disciplinas de Física, Química e Biologia).
Os portões das instituições de ensino onde os candidatos farão a prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. O início das provas é às 13h30 e o encerramento acontecerá às 18h30.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários