Enem 2025: 382 candidatos do ES têm mais de 60 anos
Enem 2025 registra aumento de inscritos com mais de 60 anos, mostrando maior participação da terceira idade e experiência valorizada
Escute essa reportagem

Além de um maior número de adultos a partir dos 30 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou mais pessoas idosas inscritas.
Na última edição, o Estado tinha 214 pessoas com mais de 60 anos inscritas para enfrentar as 180 questões e a redação. Já este ano, são 382.
A médica geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado, Daniela Barbieri, afirmou que, com a expectativa de vida aumentando, temos aumento de tempo na chamada terceira idade.
“Ela pode corresponder a um terço ou mais da vida. É importante continuar resignificando nossos propósitos e sonhos”.
Ela salientou que muitas pessoas acabam esperando para poderem fazer o que gostam. “Precisam passar muitas décadas de sua vida cumprindo papéis, como criar filhos e sustentar a família. Envelhecer, para alguns, pode ser momento de libertação e escolhas”.
A especialista em Recursos Humanos Luana Carvalho apontou que já existem empresas que olham com mais atenção para profissionais com mais idade, e isso é muito positivo.
“Esses profissionais trazem uma bagagem rica: experiência, estabilidade emocional, comprometimento e visão estratégica, além de um cuidado maior no relacionamento com clientes e colegas. Eles também contribuem no desenvolvimento das equipes mais jovens, atuando como mentores”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários